Ed. Landmark, 1813 - 400 páginas: |
Gosto de livros que contam histórias de grandes amores (vide Persuasão, Jane Eyre, Crepúsculo), onde o amor é mais forte que a razão, o orgulho e o preconceito... Gosto como a Jane conta o amor do Darcy. Mas este livro é mais que uma mera história de amor, é um retrato fiel, divertido e inteligente da sociedade inglesa do séc. XVIII. Considerado uma das primeiras comédias românticas da história e uma obra-prima da literatura universal.
O livro foi adaptado diversas vezes para o cinema e TV:
- Pride and Prejudice :: 1938
- Pride and Prejudice :: 1940 – Filme
- Pride and Prejudice :: 1952
- Pride and Prejudice :: 1958
- Pride and Prejudice :: 1967
- Pride and Prejudice :: 1980 – Série
- Pride and Prejudice :: 1995 – Série com Colin Firth
- Pride and Prejudice :: 2003 - A Latter Day Comedy
- Pride and Prejudice :: 2004 – Bollywood
- Pride and Prejudice :: 2005 – Filme
- Pride and Prejudice :: 2008 – Lost In Austen
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.
Quero ler esse!!!
ResponderExcluir=)
Cara Gi, vou lhe contar como tomei contato com Jane Austen: estava eu sem nada pra fazer num sábado à noite e fiquei zapeando entre os canais de TV até que me deparei com o início de um filme de nome nada promissor - "O clube de leitura de Jane Austen" (você assistiria a um filme com este nome num sábado á noite?). Pois bem, comecei a assisti-lo e me encantei de tal maneira que no outro dia comecei a procurar um livro qualquer dela pra comprar. Por privações da vida acabei não adquirindo nada. Como pode a gente ser tão ligado a algo que nunca leu? Pois é, este sou eu. Quero ler Jane Austen e matar minha curiosidade, pelo filme e agora por sua resenha. Parabéns por ela!
ResponderExcluirClássico, ótimo e incrível *-*
ResponderExcluirAté eu que não sou fã de romances me encantei com este livro, gostei de quase tudo =)
Já quanto ao filme, não sei se esperava mais rs, mas ficou bom também.
Não achei legal. '-'
ResponderExcluirMaravilhoso! Sério, eu amei demais que li repetidas vezes. Sem palavras!
ResponderExcluirMaravilhoso. Já o li diversas vezes e estou relendo-o novamente. Não precisa estar apaixonado(a) para gostar do livro, mas sim deixar que a história do livro conquiste seu coração.
ResponderExcluirMuito bom ....um dos meus preferidos!!!
ResponderExcluirEsse livro e maravilhoso, adoro Sr. Darcy
ResponderExcluirEsse livro é lindo mesmo!! Incrível como a Jane Austen consegue nos envolver na história a ponto de querermos entrar lá pra arrumar as coisas mais rápido... rs... A sociedade é realmente muito bem retratada, e isso enriquece bastante a história.
ResponderExcluirSensacional!!! Meu livro predileto!!! Li diversas vezes e é a minha primeira opção quando meu ritmo de leitura está fraco. A forma envolvente e inteligente da narrativa de Austen sempre me motiva!
ResponderExcluirEu tenho vontade de ler. Me apaixonei quando assisti o filme com a Keira. É lindo! Apesar de ficar triste por não ter nenhum beijo.
ResponderExcluir