Ed. Best Seller, 1815
- 460 páginas:
|
Então ela demora um pouco a descobrir o amor, chega a rejeitar alguns pretendentes e só após Harriet Smith revelar seu interesse por Mr Knightley é que Emma percebe o amor que sente por ele. A Narrativa é um pouco lente, mas para fãs, vamos degustando os costumes do início do século XIX até a última página.
Como todos os livros da autora, virou tema de vários filmes e séries:
- Emma :: 1948 - Série de TV
- Emma :: 1960 – Série de TV – BBC – 6 episódios
- Emma :: 1972 – Série de TV – BBC – 6 episódios
- As Patricinhas de Beverly Hills :: 1995 - Uma adaptação moderna
- Emma :: 1996 – Filme: Gwyneth Paltrow
- Emma :: 1997 – Filme: Kate Beckinsale, Mark Strong
- Emma :: 2009 – Série de TV – BBC - com 4 episódios
- Aisha :: 2010 – Filme indiano
Certa de que permanecerá solteira pelo resto da vida, Emma Woodhouse esquece os próprios anseios amorosos e passa a se dedicar aos sentimentos dos rapazes e moças que a cercam. Em sua atuação como "casamenteira", incorpora os costumes da Inglaterra vitoriana: apóia, aprova ou desaprova namoros conforme seu juízo de valores - fundamentado nas rígidas normas morais da época. Mas o amor escolhe caminhos que nada têm a ver com preconceitos sociais, e esta é uma verdade que Emma sequer desconfia que terá de enfrentar.
Uauuuu... Jane Austen foi produzida e reproduzida inúmeras vezes, fico pensando o porquê disso. Podem torcer o nariz para o puritanismo da época ou dizer que é um livro arrastado e tudo mais, mas talento muitas vezes se mede pela voracidade com que se retomam livros destes autores que são amados por uma quantidade enorme de fãs. Jane Austen faz parte desta seleta reunião de autores fora de série. Nem sei se posso dizer isso, porque não tenho intimidade com sua literatura, mas é um diagnóstico fácil de se fazer.
ResponderExcluirMuito massa.
ResponderExcluirNossa, também me surprendi com tantas produções e reproduções kkkkkk
ResponderExcluirDeve valer a pena então rsrs
Ahh, "Emma" que junto com "Orgulho e Preconceito" resume todo o brilhantismo da minha adorada Jane Austen. Eu assisti a minissérie da BBC, de 2009 e chorei no final rsrsrs, ficou lindo demais!
ResponderExcluirEu amo Jane Austen, mas confesso que não gosto muito de EMMA. A história em si é boa, mas não consigo criar empatia com a personagem e com o tal "amor" que ela sente.
ResponderExcluirDaria nota 3/5 também!
bjs
Eu tbm adoro os livros da Jane Austen. Eu ainda não li Emma mas via serie da BBC (de 2009), e realmente a historia é um pouco diferente dos outros livros mas eu gostei bastante.
ResponderExcluir:)