Ed. Landmark, 1816
- 288 páginas:
|
Este livro é o mais simples da autora. Além de a história ser curta, não tem um grande enredo. Foi o livro que menos gostei. Achei a heroína fraca e bobinha e o seu par romântico apagado e sem atitude. O que mais gostei no livro foi a melhor amiga da mocinha se “perder” antes do casamento, um fato que o diferenciou dos outros, onde as mulheres seguem rígidos padrões de moral.
“A Abadia de Northanger representa toda a capacidade de Jane Austen em se fazer a critica social de seu tempo, bem como a de realizar a análise moral de seus personagens. Com o seu costumeiro e agradável senso de humor, a autora critica os romances góticos e seus excessos que tangenciam o ridículo, e introduz sua história em um cenário cotidiano e plausível.”A história já foi adaptada algumas vezes para TV:
- Northanger Abbey :: 1986
- A Abadia de Northanger :: 2007
A Abadia de Northanger acompanha a trajetória de Catherine Morland, sua família e amigos, quando de sua visita ao balneário de Bath, na Inglaterra. Em sua estadia, Catherine passa seus dias visitando seus mais novos amigos e freqüentando bailes na cidade e acaba por se envolver com dois jovens da cidade, John Thorpe e Henry Tillney que a envolve com seu conhecimento de literatura e história. O pai de Henry, general Tillney, a convida para visitar uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger. Catherine que na história está lendo o romance gótico, "Os Mistérios de Udolpho", de Ann Radcliffe, fica fascinada com a perspectiva de ingressar em um ambiente antigo, fantástico e sombrio.
Bom... outro livro de Austen pra me aculturar. Nem sei bem se o leria, mas definitivamente o título me chamou a atenção. Parece livro de Poe rs. Seria por causa da capa? Não me parece diferente dos outros livros e fico curioso pra saber o que realmente faz com que você leia tanto Austen rs.
ResponderExcluirDeve ser bom.
ResponderExcluirMais um livro da Jane Austen né rsrs
ResponderExcluirMinha mãe também não para de dizer que adora seus livros, e incrível, ela disse que esse foi um tanto fraco '-'
Começo a perceber que vocês compartilham gostos iguais às vezes rsrs
Eu li, e concordo com você. É o mais fraco romance de Austen, os personagens não me cativaram tanto como nos outros da mesma autora.
ResponderExcluirNunca li um livro desta autora, e pelo que pude entender através da resenha, eu devo começar por este livro. hehe
ResponderExcluirMocinhas bobinhas são muito irritantes para mim!
Ainda não li a Jane, mas para fazer um comentário mais elaborado precisaria ler o livro. Parabéns pela resenha! ^^
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro e já faz um tempão. Amei sua resenha e amei. Ganhei esse livro num sorteio em outubro e estou até hoje esperando por ele.
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluir