Ed. Record, 1936
- 239 páginas:
|
Apesar do linguajar antigo, gostei de conhecer o que passa na cabeça de um homem e como ele trata seus desafetos com a vida. Este livro mostra as “angustias” que afligem uma alma masculina, e só comprovou minha teoria que os Homens são relativamente simples e só existe uma coisa que a eles interessa, aflige, angustia: Mulheres. Notamos que o personagem principal vivia uma vida medíocre, mas esta situação só começa a incomodá-lo quando isto o impede de conquistar a mulher que atormenta seus pensamentos.
Sinopse:
Marco do romance moderno brasileiro, "Angústia" é a expressão máxima do embate entre a subjetividade do escritor e a realidade objetiva. Esta, sempre opressora, se revela na figura de um pequeno funcionário e sua consciência de condenado à mediocridade.
Parabéns pelo comentário. Realmente captou a nossa angustia. As mulheres sempre serão nossos problemas e não sabemos viver sem elas.
ResponderExcluirQuerida Gi, tenho que discordar de sua teoria que no mínimo generaliza. Não me acho assim tão simples e as mulheres não me afligem, pelo contrário, elas me enriquecem. Mas vamos ao livro. A escrita de Graciliano é sempre árida, seca, difícil. Também li há muito tempo, para fazer uma prova no colégio. Acho uma sacanagem (desculpe o vernábulo) obrigar crianças a lerem livros dessa natureza. É preciso uma certa bagagem cultural e muita vivência para entender um livro desta magnitude. É um clássico nacional e como tal deve ser apreciado por todos os amantes de uma boa leitura.
ResponderExcluirMulheres, mais mulheres, isso é a única coisa que nós homens precisamos para viver hehehe *-*
ResponderExcluirLembro que meu professor comentou um dia sobre esse livro, elogiando tanto as mulheres, disse até que tinha medo delas, por serem tão poderosas e tudo mais rsrsrs
Saudades dos meus tempos na escola rs =(
*-*
ResponderExcluirBom, eu só li Vida Secas por causa do colégio e confesso que eu gostei e não gostei rsrs. Gostei devido aos personagens, mas o modo de escrita do autor não é lá o meu estilo. Por isso eu não procurei mais livros dele.
ResponderExcluir