Ed. Landmark, 1885 – 432 páginas:
|
Georges Duroy, conhecido como Bel-Ami, é rapaz pobre, de origem camponesa, que procura fortuna e a afirmação social em Paris. Ele sempre consegue das mulheres o que ele deseja: de algumas, o prazer efêmero; de outras, pelo casamento, a projeção financeira e profissional.
No retrato de Georges Duroy, Guy de Maupassant traça um perfil sutil e mordaz da sociedade parisiense no final do século XIX. (Wikipédia)
Adoro a literatura do século XIX e sempre que acho um exemplar traduzido, compro. É muito gostoso ler um livro retratando os costumes da época, eles me transportam para lá, e fico por algum tempo viajando no tempo.
Bel-ami (que significa Bom Amigo em Francês) é o apelido dado ao alpinista social Georges Duroy pela filha de uma de suas amantes. Duroy é um rapaz muito pobre e bonito, com um caráter duvidoso, que percebe que pode subir na vida aproveitando o efeito sedutor que sua aparência provoca nas mulheres. Ele então se utiliza da influencia que estas mulheres possuem sobre seus maridos para alcançar sua ascensão social.
O autor vai no decorrer da trama mostrando os costumes da sociedade da época através do núcleo familiar das várias amantes do personagem, descrevendo “as ligações existentes entre o capitalismo, a política e a imprensa, além da influência feminina, privadas da vida pública da época”(Wikipédia).
É interessante também através desta obra comparar as diferenças entre os romances escritos por mulheres dos escritos pelos homens. Elas projetam o idealismo de caráter perfeito nos seus personagens masculinos, eles, costumam desmascara-los.
Já queria ler este livro,e com você dando 4 estrelas e com essa resenha fiquei ainda mais interessada. Também adoro romances de época e vi uma matéria no globo news literatura que também elogiou muito a história do livro.
ResponderExcluirEu vi o filme e nem achei lá essas coisas. Meio besta ¬¬
ResponderExcluirO livro deve ser melhor um pouquinho, porque é história...e como sempre muda as coisas quando vira filme, nem sei se o que vi é pior ou melhor, mas acredito que seja melhor. Acho que leria só pra saber se é igual ou não ao filme. Fora isso, passo...
Olha, eu amo livros históricos, principalmente os românticos, mas esse não me atraiu. Geralmente nos livros que leio os mocinhos ou são sem vergonhas mesmo assumidos, santos detres outros, mas não li nenhum, até agora, que use as mulheres assim para subir de nivel, acho ridículo isso. Talvez vendo o filme eu me anime a ler, mas por enquanto...
ResponderExcluirBj
Acho que já comentei aqui que gosto muito dos históricos! Não vi o filme, mesmo estando curiosa para saber como Robert Pattinson se saiu nessa atuação. Pra ser sincera, nem sabia direito do que se tratava a história e essa é a primeira resenha que leio dela. Vamos ver, acho que eu gostaria de ler, sim.
ResponderExcluirAdoro romance histórico quando bem ambientado, é sempre uma oportunidade de conhecer os costumes de outras épocas e lugares. Já vi este livro por ai mas não tinha lido sobre o que era e não sabia que era um filme tambem. Com certeza vale conferir o livro e o filme.
ResponderExcluirGente, eu tenho esse livro aqui em casa! Estou louca para ler ele *-*
ResponderExcluirDeve ser ótimo *-*
Ah Gi, eu tbem adoro livros que retratam o século 19. É sempre interessante sabermos um pouco mais sobre os costumes dessa época e sobretudo ler sobre os romances proibidos que pareciam ocorrer nesse período né.
ResponderExcluirGostei da dica e já vai entrar em minha listinha de leitura :)
Beijos, boa semana =*
@morenalilica
Doce Insensatez
HMM !
ResponderExcluirFiquei louca pelo filme só pelo fato de ter o ROB *o*
mas primeiro vou ler o livro né (: que já está na minha WISHLIST
eu vi noticias sobre o filme, fiquei curiosa para assistir.
ResponderExcluiracho que esse é um livro que eu iria gostar, também gosto de ler livros que retratam outra época.
Beijos,
Pepper Lipstick
Adorei a tematica do livro e muito mais a capa, super charmosaa !!!
ResponderExcluirEu quero muito ler este livro.Porque acredito que o livro é melhor do que o filme... O filme eu não achei bom, apesar do Robert ser o protagonista.
ResponderExcluirLivros de época são meus favoritos, só superados pelos medievais fantasticos! IAUShauishaIUSH
ResponderExcluirNão conhecia esse ainda, ma parece ser muito bom.
Pretendo acrescentá-lo na minha lista de desejados
Adoro romances de época (nem precisa ser romance, na verdade). Gosto de ver como a nossa sociedade mudou. A cultura, os sonhos, os pensamentos, tudo mudou muito.
ResponderExcluirE é verdade, homens desmascaram e mulheres idealizam (ou tentam redimir o personagem, fazendo com que a 'mocinha' o mude - o que não deixa de ser um idealismo).
Gostei da sinopse e da sua opinião. Acho que vale a pena dar uma chance ao livro.
bjs
Eu tbm adoro romances de época e é dificil achar bons livros nesse tema. Mas todos que eu li foram escritos por mulheres (Jane austen e Patricia Cabot). Vou dar uma olhada nesse tbm.
ResponderExcluir:)