Ed. Farol, 2006 - 307 páginas: |
Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.
A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!
Quem Indicou: Greiciely da Silva Santos / Thais Vianna / Luana Rabbi Bernardes
Opinião:
Greiciely: Esse foi um dos livros que mais me surpreenderam e que me fez virar mega fã da autora. Foi o primeiro livro dela que li e o que mais gostei, pois diferente dos outros ele tem algo de mais adulto, pelo menos eu achei. Sempre trazendo adolescentes problemáticos, nesse Sarah Dessen me mostrou que mesmo não tendo o apoio total da família, ou tendo medo do que a verdade pode trazer, sempre podemos confiar no poder da amizade verdadeira. Cheio de medos, alegrias, diversão e amor, é impossível não se apaixonar por tudo e todos, principalmente Owen, ainda suspiro por ele rsrsrsrs
Thais: Just Listen é um livro muito interessante. Trata de temas muito pesados, como distúrbios alimentares, abuso sexual e problemas em lidar com a agressividade, de uma forma não muito pesada e com uma dosezinha de romance. geralmente quando lemos livros sobre esses temas temos aquela sensação de que tomamos um "tapa" e ficamos meio abobalhados e neste a autora conseguiu abordar eles adequadamente de forma bem leve e interessante.
Luana: Eu me apaixonei por esse livro. Foi o primeiro que li da Sarah Dessen e já virei sua fã. A história gira basicamente em torno da família Green. O casal possui três filhas que desde pequenas trabalham como modelo. Tudo parecia perfeito, mas, no último ano, eles descobrem que a filha do meio sofre de distúrbios alimentares o que desestabiliza um pouco a família. Além disso, Annabel, a filha mais nova, esconde um segredo sobre o que realmente aconteceu na festa em que foi pega com o namorado da melhor amiga. Com tudo o que a família vem enfrentando e tendo problemas em lidar com confrontos, ela se isola e não conta nada a ninguém. Quando o ano letivo recomeça, ela passa a ser ignorada, mas o mais improvável acontece, ela começa uma amizade com um solitário estudante (e ex-presidiário), Owen, com quem passa a trocar confidências e a mostrar a verdadeira Annabel.
A princípio pode parecer mais uma história banal dos problemas que várias famílias enfrentam, contudo é muito mais do isso. Sarah Dessen tem um jeito de escrever que torna tudo mais leve. O amadurecimento dos personagens é marcante e as conversar entre a Annabel e o Owen são ótimas. Um dos pontos que mais gostei foi o fato de isso acontecer muito. Ele a instiga o tempo todo a ser verdadeira e falar o que realmente pensa. Só com ele ela consegue ser ela mesma.
Porque indicou:
Greiciely: Gente é Sarah Dessen, uma das melhores autoras sobre a vida adolescentes, não tem nem mais o que falar!
Thais: Trata de temas polêmicos, que devem ser abordados, de uma forma muito positiva, enfocando na importância da família e dos amigos.
Luana: Indico o livro porque acho que vale muito a pena lê-lo. A história é ótima e nos ensina que, por mais difícil que seja, a verdade é sempre o melhor caminho. Além de tratar de temas importantes como distúrbio alimentar, amizade e relações familiares e outro que não posso revelar porque vou estragar a história se contar. Então, o melhor é ler para saber qual é o segredo da Annabel.
Pontos positivos:
Greiciely: Olha, são tantos, mas quando penso nesse livro só me vem uma coisa a cabeça: Owen! É difícil criar um personagem tão apaixonante assim, nem todos conseguem, mas Sarah acertou em cheio
criando alguém que conquista pelo seu ser e não pela aparência. Viciado em música escuta de tudo, só me dá vontade de escutar musica com ele.
OBS: A irmã dele também é uma graça, me tirou boas risadas, deve ser de família.
Thais: O livro é muito fácil de ser lido, interessante, fluído, sensível sem no entanto deixar de tratar de temas importantes.
Luana: Tem uma leitura leve e rápida, além de ser uma boa oportunidade de conhecer uma nova escritora.
Pontos negativos:
Greiciely: Todo mudo que conheço que é fã da Sarah reclama MUITO de como o livro foi tratado pela Farol. Não é nem questão de capa, já vi piores, mas é o total desinteresse por caprichar no livro, por exemplo a lombada é toda torta, a capa foi mal posicionada e não foi só na minha não. A iD cobra MUITO caro nos livros da Sarah, mas pelo menos a qualidade da capa, da arte é incontestável.
Thais: Nenhum
Luana: Não encontrei nenhum.
Público:
Greiciely: Eu indico para todos, principalmente para os jovens, acho que muita gente pode se identificar com a historia. Se você não é jovem, não se preocupe, acho impossível não gostar e se apaixonar pelo Owen.
Thais: Quem gosta de romances e de livros que abordem temas delicados.
Luana: Indico o livro para o público juvenil.
"Don't think or judge. Just listen"
"Não pense, nem julgue. Apenas ouça."
Eu quero muito ler um livro dessa autora para conhecer um pouco do trabalho dela. Todo mundo fala super bem. Acho que nunca vi uma crítica negativa, deve ter mas ainda não vi. Dizem que é bom conhecê-la através desse livro.
ResponderExcluirAbraço!
Este é um daqueles livros que passariam por mim sem que eu parasse pra olhar. Acho que é por causa da capa, como bem frisou a Greicy, existem tratamentos e tratamentos. A discussão sobre bulimia e anorexia estão em voga, mas pouco se fala sobre suas causas. A pressão em transformar filhos em modelos é uma das maiores causas! Então, se a leitura não for lá muito boa (não é o caso desta), pelo menos os pais têm que se informar para num futuro não transformarem seus filhos em Frankensteins sem controle.
ResponderExcluirOlá! Sempre tive vontade de ler Sarah Dessen porque todo mundo indica, fala que é muito bom e tal. Ótima resenha :)
ResponderExcluirBeijos, Giovanna
http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/
Se fosse pela capa acho que nunca leria este livro ... Mas por se tratar desta autora que nunca ouvi nenhuma crítica negativa... posso pensar duas vezes... EM Questao da bulimia e da anorexia concordo com o Rodolfo onde pouco se fala da causas...
ResponderExcluirSó digo uma coisa: LEIAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirNão importa que idade você tem, livros assim que trazem temas mais polêmicos quado bem tratados são maravilhosos e a autora acertou em cheio, eu amei demais!
Ainda vou ler esse livro. Nunca li nada dela e estou doida pra fazer isso, tem livros muito legais.
ResponderExcluirAdorei o post!
ResponderExcluirPrincipalmente por ter essas duas leitoras mostrando os pontos que mais gostaram no livro.
Fiquei mais interessada agora e pretendo ler assim que tiver a oportunidade.
Beijinhos,
Thais Priscilla
http://thaypriscilla.blogspot.com.br
Gente, nunca tinha ouvido falar neste livro. E apesar de tratar de temas realmente pesados (porém comuns, infelizmente), a autora é boa e tenho certeza de que soube explorar com cuidado e dar um tom menos denso à história.
ResponderExcluirGostei da recomendação e pretendo ler a obra.
bjs
Opiniões em dose dupla!
ResponderExcluirNão conheço nada da Sarah Dessen,será que esse é um bom livro para começar?
Com a sinopse não percebi que aborda temas mais fortes,sim,está escrito que a irmã tem anorexia,mas só lendo as opiniões entendi que esse livro não é superficial,pode ser leve sem esquecer de mostrar o que é importante.
Esse livro ta minha lista: tenho que ler! Adoro a autora e modo como ela retrata a adolescência e os problemas. Parabéns meninas adorei a indicação de vocês.
ResponderExcluirbjs
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirParecer ser um bom livro, ainda não tinha ouvido falar desse livros, mas vcs me deixo com vontade de ler.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog?
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
Oie!
ResponderExcluirÉ um livro super comentado né, mas ainda não tinha lido opiniões tão detalhados sobre ele. Adorei a indicação, esse já está em minha lista de leitura há algum tempo, mas agora a vontade de ler aumentou!
Beijos =*
@morenalilica
Doce Insensatez
Se duas pessoas indicaram, já é um bom sinal! Eu ainda não li nada da Sarah Dessen, mas ouço falar tão bem dos livros dela que tenho muita vontade de conhecer. Adorei a indicação!
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro da Sarah mas este realmente chamou minha atenção. Ultimamente tenho lido vários livros que tratam de problemas familiares, abusos e distúrbios e fiquei interessada em ler =)
ResponderExcluir@Tibiux
Adorei a indicação *-*
ResponderExcluirSó leio elogios sobre a Sarah Dessen, sério, preciso urgentemente ler alguma coisa dela! "Just Listen" está em segundo lugar que eu quero ler dela, o primeiro é "O Que Aconteceu Com o Adeus" (pois a capa me lembra "Soul Love - eu sei que não tem a ver, mas fazer o que, né?).
--
Beijos
Dos livros da Sarah Dessen esse era o que eu menos tinha vontade de ler por causa dessa capa, pois ela não atrai em nada, mas eu não sabia que o livro tratava de assuntos tão polemicos, gosto bastante de livros com histórias assim, ainda mais sendo adolescente! Fiquei curioso agora!
ResponderExcluirUau gostei da historia, parece ser demais, gostei da indicação muito e fiquei muito curiosa que segredo é esse que ela esconde, agora eu preciso ler esse livro.
ResponderExcluirEsse é o primeiro livro que li da Sarah e já estou louquinha pelos outros. Ela tem um jeito tão gostoso de escrever que te prende do início ao fim. Só ouço coisas boas sobre os livros dela. A resenha que mandei para o top comentarista foi até dele. Super recomendo.
ResponderExcluirOie :)
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro a Mari e a Alba sempre indicam ele , eu acho que ele deve ser muito bom viu :D eu não gosto muito da capa mais talvez lendo eu goste né kkkkk , beijos !!
euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )
eu ainda nao li esse livro mas agr pretendo pegar ele mais rapido! Sarah Dessen é Sarah Dessen ne, me apaixonei pelo 1º livro que li dela (ate agr ja foram 3)
ResponderExcluiruma pena a editora nao ter caprichado nele, tenhos os da ID e sao lindos, voce ve que foram feitos com carinho (apesar de caros rs)
por isso que acabei comprando em ingles mesmo
Ain, eu sempre tive uma quedinha por esse livro, mas nunca consegui ler. Preciso comprar pq tenho curiosidade desde a primeira vez que li a sinopse. Agora mais, depois da indicação de vcs. Parece ser ótimo.
ResponderExcluirBjoO
Pri
Entre Fatos e livros
Não sabia que o tema do livro era tão forte. Acho ótimo que as autoras se preocupem com questões atuais que envolvam o universo dos adolescentes e jovens adultos. É uma maneira de alertar, de mostrar os perigos e apontar saídas também.
ResponderExcluirAdorei a dica, não conhecia o livro, porém o achei muito interessante!
ResponderExcluirSó eu que fiquei curiosa para saber o secredo ?
ResponderExcluirMorrendo de vontade de ler
Tenho vontade de ler esse livro mas ainda não surgiu oportunidade. A capa é mesmo feio, não chama atenção do público.Espero poder conferir se é tudo isso mesmo que dizem, kkk.
ResponderExcluirÉrica Martins
Espiral dos Sonhos
nunca li nenhum livro da Dessen, mas como você mesma disse todo mundo comenta bem.
ResponderExcluirme parece uma história jovial e os temas abordados me parecem interessantes. acho que vou começar hoje mesmo:
http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Just-Listen-A-Garota-Que-Esconde-Um-Segredo (para quem quiser começar também!)