Ed. Martin Claret, 1928 - 312 páginas |
Pelo papel que conferiu à paixão amorosa, às vezes em meticulosas descrições do amor físico, o britânico D. H. Lawrence causou polêmica em sua época, porém mais tarde passou a ser visto como um dos maiores renovadores da prosa de ficção no século XX. Em 1928, ele publicou seu mais célebre romance, O Amante de Lady Chatterley, que conheceu sucessivas proibições e cujo texto integral só veio a público em 1959, em Nova York. A obra recria as relações entre uma aristocrática inglesa, seu marido (paralítico em conseqüência da guerra) e seu guarda florestal: ao mesmo tempo em que defende a liberdade sexual, ataca frontalmente as convenções sociais. - Fonte: Submarino
Vira e mexe volto a ler meus clássicos, pois sou apaixonada por romances antigos. Há muito tempo que gostaria de ler alguma obra do escritor D. H. Lawrence e quando uma amiga me emprestou “O Amante de Lady Chatterley”, pude satisfazer meu desejo.
O inicio do livro é meio devagar, fiquei com medo de ser maçante, mas com um pouco mais da paciência, passamos pela introdução que o autor faz ao mundo da protagonista (que depois vemos que foi importante para entendermos a personagem e algumas de suas atitudes) e então a história evolui bem, a ponto de empolgar.
É um livro que tende a ser moderno para a época, descreve a história de dois amantes com cenas “tórridas” de sexo, sendo inclusive explicito ao falar das partes mais intimas do casal. O casal em questão é formado por Constance (Lady Chatterley), cujo marido voltou paralitico e impotente da guerra e que acaba se envolvendo com o guarda caça de sua propriedade, um homem meio misterioso, diferente dos seus amigos aristocratas e que desperta nela uma paixão carnal. Foi um romance bem diferente do que estou acostumada a ler, e as surpresas que tive com as atitudes dos personagens foi o ponto forte da história.
Vi esse livro na biblioteca da minha cidade, mas não despertou interesse em mim, não ainda.
ResponderExcluirSua resenha destacou pontos importantes.
clicandolivros.blogpsot.com
Apesar de o livro ser um tanto quanto "hot", temos que ter em mente a época em que o mesmo foi escrito. A sociedade extremamente puritano não viu o livro com bons olhos, isso fez com que Lawrence fizesse mais de uma versão procurando amenizar um pouco as cenas. Não sei qual versão chegou até nós, o que é certo é que se tornou um clássico, por revolucionar a prosa e estabelecer novos padrões. Literatura mais que indicada!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar nesse livro mas não tive a oportunidade de ler. Gostei muito do post e já anotei para leitura posterior.
ResponderExcluirNunca vi esse livro antes....Adoro livros assim, antigos, com esse gênero de clássico e etc. São melhores que a maioria dos de hoje em dia... Humm, acho que vou ver se consigo ler, gostei dele.
ResponderExcluirTambém gosto de romances antigos, e esse parece ser muito bom. Nunca li esse livro, mas se é uma leitura diferente então provavelmente gostarei. Talvez eu leia, se tiver uma oportunidade.
ResponderExcluirBeijos!
Também adoro romances clássicos, mas este parece um bem "saidinho" para a época. Na verdade, isto é até interessante. Dá para comparar o conteúdo dos livros atuais com este e ver se melhoramos ou não. rs
ResponderExcluirbjs
Adoro romances clássicos e antigos tb ... E me chamou atenção este em ! Dá pra comparar com os atuais ? =D
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro, mas sinto que não irei gostar muito, não gosto de livros que tem traições assim claras, apesar de meio que entender o lado dela, sozinha e tal...
ResponderExcluirNão é algo que eu leria.
Bj
Ai Gi, quero ler esse livro *.*
ResponderExcluirAdoro romances tórridos, amor carnal, essas coisas, huahauhauhau
Falando sério agora, sou doida por um bom romance de época e esse me parece ser um belissimo exemplar do gênero ^^
Beijos, bom final de semana =*
@morenalilica
Doce Insensatez
Excelente indicação! Não conhecia o livro, mas gosto muito dos clássicos e esse parece ser dos bons. O que só vem a reforçar que a onda "hot" de agora não é nenhuma novidade.
ResponderExcluirAdoro clássicos, mas essas cenas tórridas de sexo muito provavelmente me matariam de preguiça. Me falta paciência pra ler esse tipo de livro, é raro eu amar a leitura.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Gostei muito da dica, achei o livro bem interessante, pretendo lê-lo.
ResponderExcluirO livro parece ser legal, mas acho que nao faz meu genero literario, mas nada melhor do que sair do contexto, quem sabe um dia eu possa ler esse livro
ResponderExcluirGosto muito romances históricos e esse é clássico que ainda não li! =/ Mas tá na minha lista faz um bom tempo... tenho que comprá-lo urgentemente!!!
ResponderExcluirbjs
Não conhecia esse livro mas como eu gosto de livros de épocas, me interessei bastante por ele. Nossa, eu fico só imaginando como deve ter sido publicar algo desse calibre décadas atrás. Se até hoje pessoas se chocam com isso! Fiquei curiosa para saber como é a história ^^
ResponderExcluirBjs
@Tibiux
Uau! Que delírio e que escândalo para a época! A sociedade inglesa tão certinha e formal, o autor deve ter sido perseguido e mal visto, rsrs... Eis o precursor dos quentes romances que vieram depois,
ResponderExcluirConcordo que é sempre bom voltar aos clássicos. Costumamos ler as novidades e esquecemos as lições que estão guardadas nos livros antigos, com questões atualíssimas para serem redescobertas. Ótima lembrança!
Nunca li algum classico e tenho um certo receio de ler, não gosto de coisas que se passam em tempos antigos então provavelmente não gostaria de um livro do gênero, mesmo que o romance dessa história pareça ser bem interessante!
ResponderExcluirEu só vi o filme e não gostei. Nem sabia que tinha sido baseado em um livro. Mas mesmo assim não quero ler esse livro, não faz meu estilo de leitura (se for igual ao que acontece no filme).
ResponderExcluirÉrica Martins
Espiral dos Sonhos
Oi tudo bem? Eu estou me procurando para ler clássicos. E esse parece ser muito legal, já tinha ouvido falar do livro... Mas não sabia muita coisa sobre ele.
ResponderExcluirBeijinhos
Achei interessante. Gosto de livros que contam os sentimentos além de beijos e carinhos, e sim, com partes mais explícitas. Acho interessante livros que falam de sexo sem ser de modo pornográfico, e sim, como qualquer história emociante e interessante. Fiquei curiosa com esse livro, me deu muita vontade de ler!!
ResponderExcluir