Ed. Companhia das Letras, 1995 -312 páginas: |
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O livro é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos". Fonte: Skoob
A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!
Quem Indicou: Manu Hitz
Opinião: Fantástica leitura! Eletrizante, empolgante, reflexiva! Bela metáfora sobre o que é a cegueira, quem são os cegos, o que está diante de nós e não enxergamos, o poder da solidariedade. O único livro que me fez ter insônia pela vontade de saber como vai terminar a história! Fechei o livro com uma sensação nova: a de que não enxergava como agora.
Porque indicou: Porque acredito que os leitores precisam conhecer a escrita mágica, de fácil compreensão (apesar de requintada) do único autor de língua portuguesa a ganhar um Nobel da Literatura. Depois de um Saramago nossas exigências mudam. Sabe aquele livro cujas palavras e ideias ecoam nos pensamentos, ferem os sentimentos e permitem enxergar com uma nova lente?
Pontos positivos: O livro mostra nossa humanidade, crua e limitada, diante da incapacidade física de ver e do caos que se instala. E a trama prende do início ao fim.
Pontos negativos: Nenhum, na minha opinião. Talvez alguns leitores estranhem a escrita do autor não apresentar parágrafos nem travessões. Os diálogos acontecem entre vírgulas e com a inicial maiúscula. Nada que impeça o ritmo da leitura. Nos acostumamos logo ao estilo Saramago.
Público: Para todos os jovens que gostam de um estilo mais elaborado, para os adultos, principalmente.
As frases abaixo são grifos que a Manu retirou da leitura:
"(...) É desta massa que somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade." (pág. 40)"
"Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais." (Pág. 119)
"A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança." (Pág. 204)
Obaaaa! Muito bom ver minha contribuição aqui, no seu blog tão querido e de tanto sucesso!
ResponderExcluirAdorei este livro, realmente. Depois dele fui buscar outras obras de Saramago. Recomendo também 'A caverna', mais terno e não menos reflexivo. Dei cinco estrelas para ambos.
Todos precisam conhecer o estilo irônico do autor, sua sagacidade em cada parágrafo e suas reflexões sobre a vida e a condição humana. Um mestre!
cara manu, belíssima indicação. tenho alguns livros de saramago, mas meu top é memorial do convento, com sua poesia requintada e sua escrita única, o autor nos leva a uma viagem sem volta e eleva o padrão de nossa leitura. parabéns pela dica!
ResponderExcluirNossaaaaaaaaa, adorei a indicação! Sempre quis ler algo sobre esse livro, ele está em minha lista de leitura, só esperando uma graninha pra ser comprado e lido :)
ResponderExcluirBeijos pra Manu e pra Gi =*
@morenalilica
Doce Insensatez
Não conheço esse autor mas gostei da Dica em Manu !
ResponderExcluirEsperando meu bolso me permitir tÊ-LO :DD
Infelizmente não li nada do autor ainda, mas me lembro que na escola era algum tipo de leitura obrigatória e tudo mais, mas eu não li, deveria né! UHAUAH beijão
ResponderExcluirMichelle Boyd
The Little Things
Não sei se leria, mas até achei interessante. Nunca tinha visto esse livro antes....Até que é legal.
ResponderExcluirTambem gostei muito do livro, nos faz mesmo pensar sobre nossa cegueira. O li quando fiz vestibular há 3 ou 4 anos, mas ainda me lembro bastante do conteudo.
ResponderExcluirManuzíssima, parabéns pela indicação 1000!
ResponderExcluirSou fã de Saramago.
Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos ...
Qdo a aflição aperta, qdo o corpo desmancha de dor e angústia, então é que se vê o animalzinho que somos ...
Dá vontade de escrever todas as citações do livro rs
Uma história fascinante e assustadora, mas tb esclarecedora.
Sem espaço para fôlego, é tirado camada por camada, o supérfluo, o básico, o necessário até que reste a essência. Sentir o que nos rodeia, perceber e deixar entrar no nosso mundinho. Situações e tb pessoas.
O que mais me impactou foi a mulher do médico, por ela “assistir” toda loucura.
Bjus
Lilian, no início até estranhamos aquela falta de parágrafos... depois nos apaixonamos. Vale a pena!
ResponderExcluirTenho um exemplar para troca, se quiser me avisa pelo twitter? @manuhitz
Bjs.
Luna, vc falou tudo! Realmente ela presenciava tudo e sofria além dos demais. E o filme é quase totalmente fiel ao livro, muito bom.
ResponderExcluirGente adoro livros assim de "livros reais", daqueles que falam de fatos que acontecem no dia-dia, de livros que falam da solidariedade humana que está quase extinta hoje em dia.
ResponderExcluirEstou bastante curiosa pra ler.
Ótima resenha.
Beijos
Eu já tentei ler "Ensaio Sobre a Cegueira", mas não consegui seguir com a leitura, parando um pouco antes da metade, achei o ritmo do Saramargo meio lento. A Indicação retratou bem a essência do livro, e até me fez pensar em retomar a leitura, vamos ver se isso acontece.
ResponderExcluir--
Beijos <3
Já li alguns livros deste autor mas este infelizmente ainda não tive oportunidade. Porém eu assisti o filme e gostei bastante. Pretendo ler em breve :)
ResponderExcluirBjs
@Tibiux
Ainda não vi o filme na espera de ler o livro. Até agora só ouvi maravilhas sobre o autor e estou muita animada para comprovar, só estou esperando minha lista de leitura diminuir um pouco.
ResponderExcluirEste livro eu realmente tenho vontade de ler. É uma daquelas obras "pra gente grande". Com muitos conceitos filosóficos e de sociedade, que nos fazem pensar e refletir acerca de como vivemos, quem somos e como interagimos com as outras pessoas. Além da história ser muito boa, claro.
ResponderExcluirbjs
Eu assisti primeiro ao filme, confesso que não sabia da existência do livro até então. Mas não fiquei interessado em lê-lo por que as cenas no filme e a história em si são muito fortes e impactantes, mas como sempre acontece podem haver muitas alterações no roteiro e essa resenha me deixou curioso para ler o livro, já que o autor pode ter encontrado uma pegada mais suave na obra original. www.defrentecomoslivros.blogspot.com
ResponderExcluirSaramago dispensa comentários e achei bem bacana ter essa indicação aqui. Ainda não li o livro e nem vi o filme mas tenho ceretza que estou perdendo de conhecer uma grande obra. Muito em breve preciso me redimir.
ResponderExcluirOi meninas!
ResponderExcluirEu nunca li nada do Saramago, mas muitas pessoas elogiam muito. Também não vi as adaptações baseadas nos livros, mas tenho vontade de assistir. Vou procurar saber um pouco mais sobre o autor!
Beijos
Valeu pela dica Manu.
ResponderExcluirEu não conhecia esse autor.
Vou ver se consigo esse livro.
É um tema para reflexão,mexe com os sentimentos,tentei assistir o filme e não consegui,cenas fortes,a crueldade do ser-humano assusta.O filme é fiel ao livro?
ResponderExcluirTenho vontade demais de ler esse livro. Já li ótimas criticas sobre ele. Muito legal que você gostou. Me empolgou mais para lê-lo! :D
ResponderExcluirBeijos!
www.desejoliterario.com
Que legal, Manu! Adorei a dica! Espero que eu também possa lê-lo logo! :D
ResponderExcluirTá na minha lista faz tempo. O filme já é muito bom!
ResponderExcluirEsse livro esta na minha fila de leitura.
ResponderExcluirEsse livro é a cara da Manu rs
ResponderExcluirEu não costumo ler livros de linguagem assim, sei lá, tenho medo de não entender e como sempre leio na pressa...
Mas gostaria muito de ler um livro do autor, afinal se ele já ganhou o Nobel deve ter algo ai que to perdendo.
Bj
Quero muito ler. Muito tempo que estou em busca desse livro mas sempre deixo para depois =( Mas é um dos que mais quero atualmente. Espero ler em breve.
ResponderExcluirSaramago é excelente.
Acho o tema do livro fantástico e espero um dia poder ler esse livro e ver o filme, que espero gostar também.
ResponderExcluirÉrica Martins
Espiral dos Sonhos
Muito boa a indicação, fiquei bem curiosa pra ler esse livro. Não é o tipo q geralmente leio, mas parece ser bem interessante.
ResponderExcluir