Ed. Novo Conceito, 2013 - 448 páginas: |
Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida.
Quando recebi liberta-me, tive obviamente que ler primeiro Estilhaça-me que estava já na minha listinha de leitura, mas que ainda não tinha tido a oportunidade de ler. Devorei os dois livros em dois dias...
É mais uma distopia e como já disse antes, estou passando a gostar muitooooo deste gênero, porque contém ingredientes que fazem uma história ficar interessante, além de trazer mensagens que nos levam a pensar no futuro ou até a valorizar o que temos agora... Nossa democracia, por exemplo...
A maioria dos jovens já nasceu com a democracia instalada, não viveu nem um pouquinho da ditadura do regime militar que governou o país e 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985. É uma benção viver num país com um sistema democrático, onde podemos expor nossas ideias, sem restrições ou suspensão de liberdade de imprensa, de eleições e cassações e prisões por posicionamento político.
E Liberta-me mostra uma realidade contraria a nossa. O mundo estava se deteriorando, a população morria por falta de comida. Então, como sempre, algumas pessoas se aproveitaram da situação, tomaram o comando com a promessa de consertar as coisas... Quando no poder, disseram que matar todas as vozes de oposição era a única maneira de encontrar a paz. E agora este regime político estabeleceu uma guerra contra os rebeldes que não os apoiam politicamente. Além disso, eles estão incinerando a cultura, queimando livros, filmes, enfim, destruindo a beleza da diversidade. Este regime é chamado de: O Restabelecimento.
Quando este poder totalitário assumiu, perdeu-se o direito a justiça e Juliette, uma menina de 17 anos com poderes anormais, que desde cedo foi desprezada pelos próprios pais (sei que temos medo do desconhecido, mas não consigo me imaginar deixando de amar e apoiar minha filha, mesmo que ela tivesse os problemas da personagem) foi trancafiada em hospitais e manicômios.
Juleiette é como a vampira de X-Men, ela suga a energia das pessoas a quem toca, por isso sempre viveu a margem, sem carinho, sem amigos, sem amor. Mas também é uma arma letal nesta guerra. Ela descobre que existe um grupo que se opõe ao governo e quer ajuda-los. Difícil está sendo se concentrar, enquanto está as voltas com os problemas do seu coração. Ela deseja tanto amar e ser amada, tocar e ser tocada. Será que poderá ter isso sem machucar seu amado? E porque mesmo ela amando tanto Adam, sente tanto desejo por Warner? Mas o que esta menina perdida mais quer, é ter o controle de sua própria vida.
Enquanto o terceiro e último livro da trilogia não é lançado, curta Destrua-me, Vol. 1.5, uma história contada do ponto de vista de Warner, o cruel líder do Setor 45. Este é um e-book que a editora disponibilizou gratuitamente pelo Facebook. Se você quiser ler o conto, clique aqui.
Aproveite também e participe da promoção que o blog está fazendo: Estilhaça-me + Liberta-me.
É um dos livros que quero ler com certeza! Ele parece ótimo!
ResponderExcluirAinda quero ler essa trilogia. Não gostei da capa desse segundo volume, mas isso é o de menos né? A história parece muito boa, apesar de ter o tal triangulo amoroso, e a Juliette parece ser uma ótima protagonista.
ResponderExcluirBeijos!
Ainda quero ler essa trilogia, mas ainda não conseguir comprar os livros =( Estou participando do sorteio de Liberta-me e Estilhaça-me e, espero que ganhe, por que quero muito ler essa trilogia. haha
ResponderExcluirBeijos,
Aritana (http://garotadolivroblog.blogspot.com.br/)
Estou completamente doida para ler a série. Concordo com você que as distopias são encantadoras por vários motivos (estou aprendendo a gostar muito), mas o principal, na minha opinião é a crítica social e cultural. Por mais que pareça tudo muito diferente do que vivemos hoje, no fundo muitas coisas já são parecidas, infelizmente.
ResponderExcluirQuanto à personagem tem este lado X-Men, só me deixa mais animada com a leitura! rs
vjs
Adorei o paralelo que vc fez entre a democracia dos nossos dias, a dificuldade que não conhecemos de viver numa ditadura e a reflexão que uma distopia como essa pode trazer para o leitor. Acho extremamente importante que uma leitura traga algo mais que diversão, momentos de 'abrir os olhos' para a realidade que vivemos.
ResponderExcluirAdorei sua colocação e agora, acho que dessa vez vai, rs, vou ler uma distopia!
Eu não li o primeiro nem este. A verdade é que não pretendo porque não gosto do gênero.
ResponderExcluirNossa estou doido para ler essa série mas o que me desanima são as capas :(
ResponderExcluirhttp://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Agora ,fiquei suuuuuuuper curioso para ler a sequência de Estilhaça-me! Apesar de ter uma capa horrível (rs), Liberta-me parece que está com "tudo em cima"! haha A sinopse está ótima. Adorei sua resenha e mal vejo a hora de ler o livro! Gostei muito da narrativa do livro!!
ResponderExcluirOi!!
ResponderExcluirPois é, tenho lido bastante resenhas e parece que não sou só eu que gosto do Warner também rsrs.
Outra coisa que eu notei foi que em todas as resenhas falaram que a Juliette pegou MUITO forte no drama e na indecisão, como se fosse horrivelmente horrível tem poderes e nem tivesse lados positivos XP
Em falar nisso,AMO o Kenji. Eu lembro que quando ele entrou no livro eu começava a rir sem parar *-*
Aguardo Liberta me
Beijos!
Oi Gisela!
ResponderExcluirEu li Estilhaça-me a um tempo e amei. Comigo aconteceu o mesmo, distopia está se tornando um dos meus gêneros favoritos!
Terminei Estilhaça-me morrendo de curiosidade pelo próximo livro. Sou totalmente team Adam e tenho medo de ler Destrua-me e mudar de opinião (porque muitas pessoas que leram pararam de gostar dele para gostar do Warner) e eu realmente odeio o Warner e não quero ter motivos para gostar dele! rs Aguardo ansiosa para ler Liberta-me *-*
Beeijos,
iSteh
Eu tenho muita curiosidade para ler essa série. Primeiro pq eu sempre adorei a Vampira e segundo pq quero saber o pq de tantas resenhas e comentários de amor ao Warner, pelo enredo eu não consigo entender.
ResponderExcluirÓtima resenha, me fez ter mais interesse pelo livro.
ResponderExcluirEstou muito ansiosa querendo lê-lo. Dos três livros,acho que este deve ser o melhor. Amei sua resenha,e quero muito esse livro. Beijos.
ResponderExcluirOi Gisela!! adorei sua resenha!
ResponderExcluire como vc tbm estou amando o gênero distopia! quero muito ler essa serie, pois vi muitas resenhas positivas, mas no momento meu poder aquisitivo ta muito curto, por isso ja estou participando do sorteio do blog e quem sabe tenho a oportunidade de ler!! ^^
Ainda não li a trilogia, mas a historia parece muito interessante.
ResponderExcluirPretendo ler assim que conseguir.
Eu tenho "Estilhaça-me aqui em casa, mas ainda não o li, pois como se trata de uma trilogia, só começarei a ler, quando estiver com todos os volumes em mãos. O que gosto nessa distopia em especial é a semelhança com X-MEN. Super ansioso pelo lançamento do último volume.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Ainda não li Estilha-me e só vou fazer quando tiver toda a série, acho melhor do que ficar esperando desesperadamente a outra parte sair.
ResponderExcluirEstou lendo as resenhas pra saber se vale mesmo a pena ler e acho que vou gostar de tudo, por enquanto as resenhas são bem positivas.
Ei Gisela, realmente a Distopia é um gênero que veio pra ficar por ser tão diferente dos gêneros por aí ... Estou muito curiosa pra ler essa trilogia contudo meu bolso não me permite hehe' Quem sabe não ganho esse sorteio aqui no teu blog ? :]
ResponderExcluirSou apaixonada por livros sobre a ditadura, e sistemas parecidos. É assustador como não damos valor a liberdade que temos. Fiquei curiosíssima para ler. Inquietante também a situação da personagem principal @@
ResponderExcluirParece que melhorou e muito em relação ao primeiro. Gostei de ver, parece que melhora mesmo e fica com graça. Tinha achado o primeiro muito...base, precisava de mais. Pelo que já vi desse deu um tom melhor na história.
ResponderExcluirEu ainda não li Liberta-me. Confesso que o tamanho do livro está me fazendo deixá-lo para depois. Mas eu gostei de Estilhaça-me e espero me surpreender com a continuação.
ResponderExcluirA capa é horrenda, a propósito hahahaha
Abraço!
Não tinha lido ainda uma resenha que me fizesse sentir vontade de ler algum livro da série. Gostei bastante da sua e resolvi que vou dar uma chance aos livros. Preciso ler ainda Estilhaça-me antes!
ResponderExcluirBeijos
É a primeira resenha que leio do livro. E amei a sua, aguçou e enlouqueceu ainda mais meu nível de vontade em ter esse livro!!! Gostei muito do primeiro livro. A escrita dele é fluida, bem instigante, prende o leitor de forma maravilhosa, isso na minha humilde opinião.
ResponderExcluirNão li o primeira livro ainda, então não tenho nenhuma opinião formada sobre a série, mas fizeram uma cagada com essa capa. Eu quero ler logo de preferência pq falam tãão bem...
ResponderExcluirResenha bem elaborada, destacando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores, parece ser tão bom quanto o primeiro.
ResponderExcluirQuando li Estilhaça-me estava sem muitas expectativas, mas gostei mais da história do que eu imaginava e agora não vejo a hora de ler Liberta-me, que já está na frente da fila. Acho que a ideia do enredo é bem interessante.
ResponderExcluirAssim como você estou apaixonada por este genero, acho distopia um genero maravilhoso.
ResponderExcluirAmei este livro, não sabia que tinha um conto disponivel, vou procurar para ver o que acho, beijos.
Adoro distopias e concordo com você que talvez o maior motivo seja nos fazer pensar mais no futuro e valorizar o presente!
ResponderExcluirJá tenho 'Estilhaça-me' mas ainda não o li, agora sabendo que você leu os dois em dois dias, é porque deve ser muito bom mesmo! Só não leio o primeiro agora porque odeio ficar curiosa. hahaha
Não sei porque todo o mimimi na blogosfera por causa da capa (talvez seja porque ainda não li o primeiro) mas eu gostei! :)
Essa trilogia me chama atenção tem um tempão. Dizer que distopia é um gênero que eu to apreciando é só o que eu posso dizer. Não li nenhum dos livros e gostaria muito de saber como vai dar esse desenrolar. Parece bom.
ResponderExcluirOMG estou totalmente curiosa para ler essa trilogia *--*
ResponderExcluirAmei a Resenha
Eu não li ainda mas estou bem interessada!!
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro. Gostei bastante de Estilhaça-me e quero saber o que a Tahereh Mafi está preparando para a Juliette. Li o conto e é de partir o coração. Já me deixou em dúvida sobre quem escolher, Adam ou Warner. O jeito é esperar pela escolha da Juliette.
ResponderExcluirEu quero esse livro *--* não é a melhor distopia de longe , mas é interessante e divertida. E eu amo Warner , 10 a 0 no Adam. Mas elas sempre escolhem os Mocinhos-chatos.
ResponderExcluirÓtima resenha fiquei querendo ler agora os dois livros.
ResponderExcluirQuero muito ler esses livros.tomara que eu ganhe,estou de dedos cruzados.
jamilly_teixeira@hotmail.com
todos precisam desse livro
ResponderExcluirOlá,Nossa..esse livro parece ser demais,li aresenha de Estilhaça-me,e é apaixonante,com certeza são livros que terei de ler!bj
ResponderExcluirJá li Estilhaça-me e amei.. Adam muito lindo no 1º livro..agora eu to doida pra saber o que vai acontecer com a Juliette, Adam e o gostosão doido do Warner...mesmo gostando do Adam, eu quero ver + Juliette e Warner.
ResponderExcluirDesde que ele foi lançado sou louca para ler!
ResponderExcluirSua resenha está ótima, atiçou ainda mais minha vontade de ler!
Mil beijinhos!
Ainda não li o primeiro, mas já esta na minha lista.
ResponderExcluirAgora fiquei suuuuuuuper curiosa para ler a sequência de Estilhaça-me! Apesar de ter uma capa horrível (rs), Liberta-me parece que está com "tudo em cima"! haha A sinopse está ótima, e fato de que a autora faz leitor também se apaixonar (mais ainda) pelo vilão maravilhoso que o Warner é deixou tudo melhor!
ResponderExcluirAdorei sua resenha e mal vejo a hora de ler o livro :)
Li o primeiro livro e adorei, e por essa resenha deu pra notar que a sequencia mantem o nivel, vou conferir.
ResponderExcluirGostei muito do livro! Não li nenhum dos dois, mas me interessei sim. Nessa resenha o que mais me chamou a atenção fora que os poderes da personagem principal são os mesmos da Vampira do X-man dhauadhadu, eu particularmente adoro a Vampira hahaha. E novamente, um livro que mistura o mundo real com um fictício. Muito bom !!!
ResponderExcluirNão li nenhum dos dois livros, mas só de pensar que você não pode ser tocada por nenhum ser humano, deve ser uma tortura...
ResponderExcluirNa época que li Estilhaça-me foi totalmente sem pretensão e CARA que felicidade ao ler o livro..Fiquei vacinada pela história pelos personagens..Desde então espero loucamente pela sequência da série..E parece que não será decepcionante, todas as resenhas que li de Liberta-me dizem o quanto o livro é envolvente e bom...a sua não foi diferente.. Quero saber mais da Juliette do Adam de todos rsrs
ResponderExcluirOi Gisela
ResponderExcluirEu tenho o primeiro e quero muito começar a leitura pois só escuto elogios da série.Apesar de ser mais uma série adolescente parece ser bem interessante.
Bjs
Oi Gisela, estou querendo muito começar a ler essa série, é só eu ter alguma oportunidade e tempo para conseguir começar a ler... Só ouço criticas em sua maioria positivas que me deixam cada vez mais com vontade de ler.
ResponderExcluirAinda não li nenhum dos dois livros, mas cheguei a baixar no meu Kindle o Estilhaça-me! está na minha lista de próximas leituras!Quero saber mais dessa história, pois como assim não poder tocar em ninguém??? OMG!
ResponderExcluirNão havia prestado tanto atenção nesse lado político, mas esse livro é muito rápido de devorar. Gostei dele, mesmo com esse ar de X-Men.
ResponderExcluir@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
Ótima resenha, estou louca para ler. Pois ainda não li nenhum dos livros.
ResponderExcluirA capa não é muito boa, mas a história parece muito interessante, infelizmente ainda não li nenhum livro da série mas sua resenha me fez ficar muito curiosa para ler... O fato de ela não poder tocar ninguém traz um drama a mais pra história, gostei :)
ResponderExcluirbjs
Eu infelizmente ainda não li Estilhaça-me, mas estou super curiosa para ler pois só ouvi falar bem e eu sou apaixonada pela capa do primeiro livro espero poder ler ambos logo.
ResponderExcluirSó passeio os olhos pela sua resenha e percebi que esse é tão bom quanto o 1°.
ResponderExcluirainda não li nenhum dessa trilogia, mas estou bastante curiosa!
Parabéns pela sua resenha :)
Ainda não li Estilhaça-me, mas eu tenho. Minha irmã que leu e adorou. Disse que o final deixou ela bem curiosa e ela se lembrou bastante de X-Men, hahaha. Queria muito Liberta-me pra começar a ler a trilogia, não gosto muito de esperar. Adoro distopias, li a trilogia Jogos Vorazes (não gostei muito do final, mas a estória é bem interessante) e dois da trilogia Destino, estou esperando lançar o terceiro. Bem, espero ler o mais breve possível :)
ResponderExcluir"Juleiette é como a vampira de X-Men, ela suga a energia das pessoas a quem toca, por isso sempre viveu a margem, sem carinho, sem amigos, sem amor. " Pensei que foi apenas eu que teve essa comparação mental, mas parece que não. O dom da Juliette é bem interessante e legal. Gosto do casal principal do livro, mas também gosto do vilão. Li o primeiro livro, não li o segundo e quero muito fazer isso. A resenha está muito boa.
ResponderExcluir