Ed. Novo Século, 2013 - 493 páginas: |
A história de dois amantes, em uma guerra que mudará para sempre o mundo e suas vidas. A 2a. Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado, onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo sua família. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, sente-se atraído por Tatiana e ela por ele.
Vou tentar escrever uma resenha a altura da história do livro, mas já peço perdão caso não consiga passar para vocês todos os sentimentos que vivenciei ao ler esta grande história. Muitas vezes não é fácil colocarmos em palavras aquela sensação estranha, como se fosse um aperto no coração, que sentimos ao nos deparar com uma narrativa tão realista. Não é uma história para chorar, mas toca no fundo da alma. Envolvente e Lindo, leva o leitor ao extremo de suas emoções.
Nada como uma guerra cruel para destruir os sonhos de uma adolescente de 17 anos. Tatiana é como qualquer outra menina que conhecemos, um pouco tímida, inteligente, meio distraída e cheia de expectativas. Apesar de ter nascido na União Soviética comunista e dividir um pequeno cômodo com Dasha, sua irmã sete anos mais velha, Pasha, seu irmão gêmeo, seus pais e avós, ainda se sente privilegiada, pois muitas pessoas vivem em situações ainda piores.
"- Oh, é o hotel Europeu, um dos melhores de Leningrado.
- Parece um palácio. Quem pode se hospedar lá?
- Estrangeiros."
Tudo começa no dia 22 de junho de 1941 com a notícia do rádio anunciando que as tropas de Hitler invadiram a União Soviética. A princípio, Tatiana não entende a gravidade da situação, chegando a achar até excitante a ideia de uma guerra. Mandada por seu pai às compras, ela põe seu melhor vestido e sai sem se dar conta que seu mundo nunca mais será o mesmo. Sentada no ponto do ônibus, tomando um sorvete, Tatiana viu um soldado, que a observava do outro lado da rua. A partir deste encontro seu jovem coração despertou.
"Foi como se seu coração começasse a bombardear sangue através das quatro câmaras de uma vez, lançando-o em seus pulmões e inundando o seu corpo. Ela piscou e perdeu um pouco o fôlego. O soldado derretia no asfalto debaixo da pálida luz amarela do sol."
Mas o destino prega suas peças. O Soldado se chama Alexander, ele ajuda Tatiana a fazer as compras necessárias e também a leva para casa. Lá, no seu miserável lar, descobre que este soldado que tanto a encantou é amante de Dasha, sua irmã mais velha. Em meio a uma guerra de verdade, outra guerra inicia-se no coração desta criança, a batalha entre o amor por Alexander e a lealdade que sente por sua irmã.
"Quando Tatiana pensava sobre o que gostaria de ser na vida, ela sempre pensou em seu avô e na dignidade com que ele conduziu a sua existência simples."
Toda a narrativa é muito emocionante, Tatiana é obrigada a amadurecer em frente aos horrores da guerra e, além da luta pela vida física, ela também luta para não comprometer a sua alma. Alexander esconde um segredo de vida ou morte e no meio deste triangulo amoroso, acaba sendo um apoio importante para a sobrevivência da família Metanova.
Preparado para sentir estas emoções? Então venha participar do sorteio do Kit do livro entre 12/03/2014 a 29/03/2104. Clique Aqui.
"O livro será publicado em duas partes: Livro I – Leningrado e Livro II – O Portão Dourado, a ser lançado no primeiro semestre de 2014."
Adorei a resenha. Não conhecia o livro, mas fiquei interessada logo após ler a sinopse e a resenha reforçou essa vontade. Gosto muito desse tipo de livro e tenho certeza que não me arrependerei de adicioná-lo a lista.
ResponderExcluirÉ verdade, quando o livro é muito bom fica difícil fazer a resenha e demonstrar tudo que sentimos durante a leitura apenas com algumas palavras!
ResponderExcluirGostei de saber que a personagem passa por um amadurecimento, amo acompanhar essas mudanças durante a leitura! A resenha ficou muito legal!
Beijos... Samantha Culceag.
Só pra Menores
Não conhecia o livro, mas pela sua resenha, fiquei bem animada.
ResponderExcluirPoucos livros me causaram esse impacto que você descreveu, e nesses casos, concordo que é complicado colocar os sentimentos em palavras.
Gosto desta mistura de romance, guerra e amadurecimento dos personagens.
bjs
É a primeira vez que vejo falando desse livro. E nossa, fiquei super interessada pela estória. Ela tem aquele jeitinho de Danielle Steel, sabe? kk' Os personagens devem ser super cativantes e adoro quando nos romances há um cenário de guerra... fica tudo tão excitante!
ResponderExcluirSua resenha está ótima! Realmente me despertou interesse, parabéns!
Bjs
Esse livro parece ser ótimo, sem falar nesse cenário da segunda guerra mundial. Que eu adoro ler em livros de ficção. Eu já tinha vontade de ler o livro, agora então... triplicou. Eu adoro ver o amadurecimento dos personagens, sabe? acho que isso faz uma leitura fluir mais. Espero e quero ter oportunidade de ler logo esse livro!
ResponderExcluirGostei!
ResponderExcluirAdoro estórias que contem um pouco da história da segunda guerra e do governo Hitler.
ResponderExcluirEu consegui sentir pela resenha toda a tristeza, angústia e a luta pela sobrevivência...
Me emocionei e preciso ler este livro e com certeza vou tentar ganhá-lo na promoção.
Adoreiii.
Esse deve ser emocionante mesmo hein, por tudo que você relatou na sua resenha me senti chamada por esse livro. Não o conhecia muito menis sua autora mas me senti tão atraída que necessito muito lê-lo e me apaixonar por ele também. Gosto de livros que narram uma história passada em muitos anos atras. Enfim... quero muito ter a oportunidade de ter esse em mãos.
ResponderExcluirGisela!
ResponderExcluirTenho grande dificuldade também em fazer uma resenha quando gosto de um livro, porque envolve vários sentimentos e profundos.
Gosto de livros ambientados durante a 2ª guerra e é interessante acompanhar o que acontece em casa caso específico, como as lutas interiores de Tatiana.
Fiquei bem interessada e curiosa por ler esse livro.
cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
Tenho agonia de livros com guerra, fico depressiva demais com esses temas, fico triste y-y
ResponderExcluirNão consigo ler coisas com guerra, enrolei uns 5 meses para ler A Menina Que Roubava Livros HAHA
No meu blog as resenhas que eu mais tinha dificuldade em fazer era sobre livros que eu realmente gostava muito, porque o sentimento é tão grande que a gente não consegue expressar o que está sentindo, enfim. Gostei da resenha e já viu o post sobre a promoção e vou participar, rs.
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar desse livro da Novo Século (que está arrasando nos títulos *--*) e, apesar de não fazer muito meu estilo de leitura, eu fiquei morrendo de vontade de ler o livro assim que li a sinopse.
ResponderExcluirA capa é linda e eu quero sentir todas essas emoções!
Amei! Conquistou meu coração. É exatamente o que mais gosto num livro: romance, fato histórico importante, drama familiar, segredo... Ingredientes de sucesso!
ResponderExcluirJá tinha lido a respeito do livro e havia, na época, uma reclamação quanto ao livro ter sido lançado sem perspectiva da continuação tb chegar às livrarias. É muito ruim gostar de uma leitura e esperar pela continuação, que demora a chegar. Por isso não acompanho séries. Nesse caso, a ótima notícia vc nos deu: teremos a publicação do segundo volume. Serão apenas dois? Melhor.
Amei a sua resenha!
Este romance tem uma estória linda e empolgante. Adoraria ler este livro e me aventurar na estória. Ansiosa por saber mais dos personagens e suas vidas. Beijos,
ResponderExcluirOi Gisela!
ResponderExcluirNunca li um livro ambientado durante a guerra, mas sempre há uma primeira vez, não é? Esse enredo me dispertou interesse, principalmente o drama moral (e atemporal) vivido pela Tatiana.
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Acho que toda história que tem como plano de fundo a Segunda Grande Guerra sempre tem um ponto positivo a favor, já que esse tema sempre vai render grandes histórias. Não é um livro que eu leria nesse momento, mas sem dúvida é uma excelente indicação.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas adorei a resenha! Tenha a certeza que vc conseguiu passar as informações que queria, porque eu realmente fiquei com uma ansiedade muito estranha ao le-la, era como se eu estivesse lendo um segredo e isso foi muito legal! Se eu tiver a oportunidade com certeza vou ler esse livro e pelo jeito que vc escreveu eu não vou me decepcionar!
ResponderExcluirAdorei a premissa do livro.
ResponderExcluirÉ bem diferente. A resenha foi bem construída. Muitas vezes somos enganados, assim como ela foi enganada por esse soldado. Não é fácil, nada é fácil.
Mas adorei a obra
Já faz um bom tempo que quero ler esse livro, histórias com momentos de realidade, momentos que o mundo viveu me faz refletir e me encanta!
ResponderExcluirO livro realmente parece muito bom, mesmo que eu já esteja saturado de triangulos amorosos esse parece ser diferente e mais real, com certeza é um livro realista e tocante!
ResponderExcluirAdorei a resenha. Pude perceber que realmente o livro te tocou muito. Essa historia parece ser muito bonita e profunda. Nunca li, por incrivel que pareça, livro que tenha tematica de guerra pois simplesmente detesto. Mas esse livro é diferente pois tem a guerra como uma historia secundaria. Fiquei bem interessada.
ResponderExcluirUm lugar difernte, mas porem triste, durante 2 ª guerra, quero ler m as espero que não seja triste.
ResponderExcluirsuas resenhas são incríveis,da vontade de comprar todos os livros...e o farei rsrsrs,obrigada pelo carinho
ResponderExcluirO livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!
ResponderExcluirBelíssima resenha, gatona.
ResponderExcluirFiquei curiosa em saber mais sobre a história.
GUEEEEEERRA *O* kk
ResponderExcluirparece estranho, mas gosto de romances no tempo de guerras. Como A Garota Que Você Deixou Para Trás, de Jojo Moyes <3
leria com certeza !
bj, dréa