Editora Kazuá, 2015 - 102 páginas |
SINOPSE
Poesia para criticar poesia: esta é a proposta de Muito Veneno e um Pouco de Lirismo. Criticando o poema contemporâneo, que se apoia no verso livre para chamar qualquer coisa de poesia, este livro vem para abalar as estruturas e mostrar que a boa poesia, livre ou não, nasce a partir da combinação entre técnica e inspiração.
Com uma temática variada, a parte “veneno” do livro critica, entre outras questões, a ausência de rima e métrica no verso contemporâneo, o desconhecimento dos poetas sobre as técnicas literárias, a obscura pretensão da transgressão pretendida, a crítica literária e o mercado editorial. No final, a parte “lirismo” atenua o tom do livro e traz de volta a poética lírica presente no início de carreira, falando de amor.
Todos os poemas trazem a marca dos trabalhos anteriores: são rimados, metrificados, musicais e de linguagem direta e simples. Dentre as formas, vemos uma grande variedade, incluindo sonetos, haicais, baladas e trovas.
Muito Veneno e um Pouco de Lirismo é leitura obrigatória para quem gosta da veia crítica e cômica dos versos, ou para quem gosta dos suspiros dos poemas de amor. Tenha certeza que, depois deste livro, a poesia contemporânea jamais será a mesma!
SOBRE O AUTOR
Leandro Andreo (São Paulo, 1985) é poeta e romancista, autor do quadro fixo do portal A Voz da Poesia. Teve seu trabalho reconhecido e premiado em diversas antologias. É autor de Ivvi (Pandorga, 2014) e Muito Veneno e um Pouco de Lirismo (Kazuá, 2015).
ONDE COMPRAR
http://www.editorakazua.net/catalogo/muito-veneno-e-um-pouco-de-lirismo-de-leandro-andreo
Livraria Cultura: http://oferta.vc/p5_S
REDES SOCIAIS
Fanpage: http://www.facebook.com/leandroandreoescritor
Site: http://www.leandroandreo.com.br
Twitter: @leandroandreo - https://twitter.com/leandroandreo
Instagram: @leandro.andreo - https://www.instagram.com/leandro.andreo/
Já vi sobre esse livro perambulando pela net, o título dele parece resumir perfeitamente seu conteúdo. Admito que o livro não me atrai, não sou fã de poesia e não acho que um livro como esse me agradaria.
ResponderExcluirAbraços
Oi Gisela! Até o momento não li muita coisa de literatura nacional. Mas como acho poesia um gênero bem bacana, vou conferir o livro. O lirismo da obra parece ser lindo. Ótima resenha e obrigado pela dica. Abraço.
ResponderExcluirOi, Gisela! Muito Veneno e Um Pouco de Lirismo me interessou por conta desse diferencial que o autor faz entre a poesia antiga e a contemporânea. O livro não é um gênero que leio comumente, mas daria uma chance.
ResponderExcluirFiquei interessada pelo livro na parte que diz: "este livro vem para abalar as estruturas" rsrsrs
ResponderExcluirAchei bem interessante o livro conter poemas ritmados, simples e direto e ainda conter críticas. Deve ser muito bom, irei conferir.
Não sou muito fã de livro de poesia. Já li alguns e não consegui me animar. Quem sabe na próxima?!
ResponderExcluirNão leio muita poesia, mas achei bem interessante a premissa do livro, com essa ideia de crítica às poesias mais comuns. Fiquei interessado ^^
ResponderExcluirAbraços.
Não conhecia o livro/escritor.Gosto de poesia,essa proposta do livro não sei se faria meu estilo,mas vale a pena conhecer.
ResponderExcluirEu não sou fã de livros de poesia, Gisela, este parece bem interessante, mas sinto que deve ser lido no momento certo. Sucesso para o autor!
ResponderExcluirFiquei curiosa e um pouco receosa por que o autor criou o livro poético para criticar a poesia, mas por fim consegui entender a razão da criação da obra por parte do autor e o que ele realmente critica a falta de poesia.
ResponderExcluirAdoro poesias e é sempre muito bom prestigiar um autor brasileiro. A capa do livro e as divisões internas dele me chamaram bastante atenção, creio que é uma leitura que vale bastante a pena e, por isso, vou colocar o livro na minha lista de desejados. Adorei a resenha
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirJá tinha visto o livro do Leandro Andreo e achei interessante principalmente a parte do Veneno que me deixou curiosa e suas poesias !!
Eu sempre quis ler algo assim.
ResponderExcluirQue falasse que tanta coisa que diz poesia não o é.
Eu não costumo ler poesias exatamente por isso...
Pra mim é difícil achar novidades boas de verdade.
E este livro além da crítica também e poesia... Então como não querer ler?
Amei conhecer esse livro, Gi.
Beijo
Boa Tarde! Confesso que não me atrai livros assim ... mais fiquei bastante curiosa pra ler...Parabéns pela resenha! Bjs
ResponderExcluir