Dica Presente Dia das Mães
Olá pessoal, até hoje eu não entendo o que me levou a escolher este livro para ler, confesso que o título e a sinopse me chamaram muito a atenção, mas ao começar a lê-lo e desde o início começar a chorar, me questionei, o que deu em mim querer ler um livro tão fora da minha zona de conforto literária?? Respondo que ainda não sei, mas foi a melhor escolha que fiz.
“Esta história não é sobre câncer, nem sobre um lista de desejos, muito menos sobre um perfil do Instagram. É sobre viver, sobre sobrevivência, sobre dançar com o tempo. É sobre amizade, sobre não ter medo de sentir, sobre querer o milagre da boa morte e sobre querer chegar ao final com a certeza de que foi uma experiência extraordinária.”
Título: Enquanto Eu RespirarOnde comprar: Amazon
Autor: Ana Michelle Soares
Editora: Sextante
Gênero: Não Ficção, Biografia
Páginas: 250
Edição: 1ª
Ano: 2019
❤ Favorito
Eu estou com uma saúde muito boa, faço acompanhamento médico periódico, e busco viver a vida sendo feliz, não conquistei tudo o que sonhei, mas já conquistei muitas coisas que não imaginava e por isso sou muito grata a Deus, eu sou uma pessoa que tem fé. Apesar disso, vivi e convivo com o câncer de muito perto, perdi uma das pessoas que mais amava, a minha vó num período de 4 meses do início de sua descoberta, mas não foi o câncer que me abalou, foi o descaso médico em investigar os sintomas que ela vinha sentido até que não havia mais nada a ser feito. Mas Deus foi maravilhoso, ela só foi sentir dor realmente na véspera de seu falecimento e morreu no dia que teve que ir para o hospital. Deus realizou o seu desejo, viveu até o último momento em casa ao lado da família.
Os relatos da autora sobre a conduta médica foi um dos pontos que mais me chamaram a atenção. A cura ainda não existe, mas a compaixão independente se a pessoa vai conseguir a cura ou não deve ser dada, o respeito ao paciente, afinal, ele pode estar morrendo, mas só Deus sabe quando isso realmente irá acontecer. Tenho uma amiga que está em tratamento paliativo a muitos anos e sua maior alegria é que ela provou aos médicos que quem determinará o dia de sua morte será Deus e não eles, lhe deram seis meses de vida e ela já vai pra mais de 10 anos vivendo e realizando os seus sonhos.
“É nessa de viver nosso último dia todo dia, percebemos o quanto tudo tem um sabor especial. Acreditem, entender que a vida acaba é a ferramenta de empoderamento e autoconhecimento mais incrível de todas (e ninguém precisa de câncer pra isso). Não há tempo a perder. Não há sentimento a ser desperdiçado. Viver é prioridade.”
A autora, Ana Michele, ou AnaMi como gosta de ser chamada, escreveu este livro cumprindo um desejo de sua amiga-irmã que juntamente com ela criou o blog PaliAtivas. É um relato da sua vida, mas principalmente da grande amizade que surgiu após as duas terem descoberto que o câncer havia retornado, que o tratamento seria paliativo, ou seja, em algum momento elas estariam morrendo. Mas a forma que elas escolheram viver enquanto a morte não chega é que o faz toda a diferença e é justamente isto que este livro nos ensina, a viver da melhor forma e não sobreviver nos matando, mesmo quando não temos nada.
É um livro pra te emocionar e te ensinar a viver positivamente, mesmo quando você se abate. Os relatos dos acontecimentos na vida das duas é especial. Eu particularmente amei saber que ela aprendeu o que é ter amor próprio, a reconhecer o amor recebido da família, mesmo quando não era da forma desejada e a valorizar este amor, chorei com a carta escrita para a mãe, bem como em vários outros momentos. Confesso ter lido uma parte, ter dado um tempo e depois ter retornado a leitura de tanto que mexeu comigo. Mas que narrativa maravilhosa, a leitura fluiu super bem e se não fosse o fato de querer ficar sem chorar um pouco em dois dias eu teria lido o livro todo.
Hoje eu acompanho a AnaMi no insta e continuo a me emocionar com suas postagens, é de uma grandeza e força surpreendente colocar a sua vida e seu coração no papel como você fez. Saiba que você e a Renata ficaram eternizadas através das palavras deste livro. Obrigada por compartilhar conosco suas tristezas e alegrias, suas derrotas e conquistas e por nos inspirar a sempre buscar viver enquanto estamos respirando.
Super indico esta leitura e não se preocupe com o choro, pois chorar faz bem quando é por bons motivos e este livro é maravilhoso. Diante a pandemia que estamos passando no mundo todo, esta história nos ensina que enquanto a vida em nós ela precisa ser celebrada, sonhos e metas podem ser traçadas, a fé e esperança precisa ser guardada dentro de nós. Ele está com uma capa linda, uma diagramação maravilhosa, como disse a narrativa está super gostosa e o conteúdo é uma história real espetacular.
A vontade que tive foi de destacar o livro quase todo, mas encerro com o seguinte destaque:
“Quem é você quando ninguém está olhando? Lide com isso. Busque ser o que diz ser quando a luz está acessa.”
Carolina Finco | Blog Pretenses
Já vi esse livro na prateleira da livraria mas não tinha me interessado e agora com sua resenha fiquei com muita vontade de ler, já vou verificar se ainda tem na livraria. Amei :D
ResponderExcluirhttps://www.submersaempalavras.com/
Uau! Fiquei Com lágrimas nos olhos só de ler a resenha imagina se for ler o livro.
ResponderExcluirNão sei se estaria preparada psicologicamente para tal.
AnaMi foi muito sensível ao compartilhar conosco essa história
Puxa...precisamos tanto de livros assim, de histórias assim. Não que somente nos remeta à lágrimas, mas que de certa forma também nos confortem.
ResponderExcluirE eu senti isso lendo a resenha, o conforto das palavras da autora.
Ainda não conhecia o livro(só o vi no Insta ontem) e já foi para a lista dos mais desejados.
Em tempos difíceis, palavras de amor nos salvam.
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Oi, Carolina
ResponderExcluirÉ uma leitura que mostra o lado bom da vida, o amor que nossos familiares e amigos tem por nós. Apreciar cada momento mesmo que não seja da forma como queremos.
Perdi minha vó para o câncer há 26 anos e ela faz muita falta, a saudade é imensa.
Minha mãe também teve câncer de mama e cada pessoa enfrenta a doença de jeito diferente, assim como a autora e sua amiga que escolheram escrever esse livro para mostrar como lidam, são amadas.
Vai para a lista de desejos, beijos.
Olá Carolina!
ResponderExcluirPor essa resenha extremamente tocante nós já podemos ter uma breve noção do que esta obra incrível nos reserva.
Realmente talvez o ponto mais positivo de Enquanto Eu Respirar seja a mensagem de esperança que entrega ao leitor, nos fazendo refletir. Neste momento tão difícil da nossa realidade temos que reaprender a valorizar a vida e agradecer por tudo que nos é dado todos os dias.
A doença infelizmente é um algo incontrolável que está nas mãos de um poder muito maior que nós, e justamente por essa imprevisibilidade temos que amar e aproveitar cada momento.
Beijos.
CAROLINA!
ResponderExcluirImportante podermos aprender com depoimentos de pessoas que tornaram suas vidas um exemplo e tem atitude positiva, o que além de facilitar a aceitação da doença, ajuda a ter uma qualidade de vida melhor e mais intensa.
Um livro como esse, é a esperança que fortifica aos que estão debilitados por essa doença ainda incurável em alguns casos.
cheirinhos
Rudy
Nossa... que linda resenha! Confesso que me emocionei aqui, além do mais não fazia ideia do que se tratava o livro, quando olhei rápido pela capa achei que fosse algo de auto-ajuda ou sobre meditação (?).
ResponderExcluirAchei incrível o modo como a amiga e a autora lidaram com a doença, pelo meio paliativo, afinal cuidados paliativos não é sobre morrer, é sobre como se quer viver até lá. E esse lá pode ser um mês, dois anos, cinco anos, 10 anos... Quem sabe?
(e pesquisando rapidamente sobre a autora achei uma reportagem sobre elas, e vi uma informação que achei importante compartilhar:
*A Ana escreveu um manual sobre o câncer de mama metastático. Para adquirir ligue no 0800 773 1666 ou entre no site http://www.oncoguia.org.br/*
e a parte que mais me fez suar pelos olhos: "Ela prometeu que vai completar a lista de desejos que fez com a Renata.")
uma amizade realmente linda
(esqueci de colocar meu nome no comentario: ingrid)
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu fiquei muito inspirado ao ler sua resenha desse livro que desconhecia. Gosto de ler resenhas pessoais desta forma, as vezes a impessoalidade nos deixa no modo distante do que realmente importa.
O livro parece ser muito lindo e de um estilo do qual eu gosto de ler para aprender.
Att,
Jônatas Amaral
Blog "Um Pé nas Páginas"
https://umpenaspaginas.blogspot.com/
Oi Carolina,
ResponderExcluirAmo livros que me façam chorar do início ao fim, pois mesmo que a história seja muito triste, é o tipo de trama que me cativa. Mas nunca li nada semelhante a Enquanto eu respirar. Achei muito interessante a proposta da autora, que através de relatos reais pode escrever algo emocionante e muito importante. Esse é o tipo de leitura que eu deveria procurar para ler com mais frequência, uma história traga algo para minha vida, algo positivo e me faça refletir sobre a verdadeira felicidade, afinal de contas, não sabemos quando tudo pode mudar. Não conheço a AnaMi, mas depois de ser apresentada a seu livro e um pouco de sua história, com certeza, irei atrás para saber mais sobre ela.
Que bom saber desse livro.
ResponderExcluirTambém é fora da minha zona de conforto, mas só o título já chama atenção.
É um livro para ensinar e inspirar, né? E eu confesso que tenho um fraco por leituras que me fazem chorar.
Beijos.
Mesmo não sendo muito de ler biografias, gostei bastante da proposta da autora, de trazer a sua experiência com a doença, mas acima de tudo transmitir um pouco sobre a sua amizade com uma pessoa que também está passando pela mesma coisa, acho que esse seria um dos motivos de tornar a leitura tão intensa.
ResponderExcluirEsse livro parece ter uma mensagem tão linda, eu começei a le-lo em ebook , mas ainda nao o finalizei. Vou retornar a leitura depois de suas considerações.
ResponderExcluirOlá Carolina!
ResponderExcluirMe surpreendi com a coincidência existente entre esse livro e a minha vida acadêmica, pois estou fazendo um trabalho para a faculdade justamente sobre cuidados paliativos. Realmente existe pouco preparo médico para lidar com essa situação e esse é um dos pontos-chave do problema. Estou encantada com a história de superação da sua amiga e da autora do livro. Com certeza já está na lista de leituras.
Beijos
Olá, Carolina
ResponderExcluirEsse livro não é muito meu estilo de leitura, mas como estou tentando sair da minha zona de conforto, vou dar uma chance para ele. Parece ser bem pesado.
Fiquei triste por não estar disponível no Kindle Unlimited, KKKK
Beijos
ola
ResponderExcluirse a sua resenha me emocionou imagino o que emocionante deve ser esse livro
uma historia real de como devemos viver a vida da mehor maneira possivek ,não vivermos nos matando por nada
mostra tambem o valor da amizade sincera
quero ler sim livros assim sempre trazem valorosos aprendizados
Olá! Com certeza é um livro necessário, principalmente (mas não somente), para aqueles que vivem batalhas parecidas, acredito que essas palavras podem inspirar e ajudar nesses combates, um livro para ser lido aos poucos, para que possamos absorver todos esses ensinamentos.
ResponderExcluirQue resenha interessante, mas fiquei com o coração na mão na leitura. Por mais interessante que seja, nao gosto de ler livros relacionados a morte, me deixa muito triste. Nesse momento, prefiro ler romances ou livros mais leves.
ResponderExcluirAmeiiiii essa resenha❤️❤️❤️❤️ esses livros são muito importantes para nossas vidas, nos ajudam a viver e superar nossos obstáculos e a sempre sorrir apesar de tudo. Apesar de ser um gênero fora da minha zona de conforto, já adicionei na lista para ler, pois com essa sua resenha fiquei curiosa. E é sempre bom esperimentarmos coisas novas. Essas citações são incríveis
ResponderExcluirQue resenha, consegui captar o sentimento que o livro quer passar ao ler ela. Esse parece ser um daqueles livros que realmente nos ensinam algo, que passam nos uma mensagem tão real e que nos fazem mudar de percepção sobre alguns aspectos da vida. Ansiosa para ler!!
ResponderExcluirTende a ser muito arrebatador a leitura que nos conquista desde a sinopse. Eu não conhecia o livro, mas Enquanto eu respirar parece mesmo ser uma obra emocionante. O câncer é um assunto muito delicado, e a autora parece trabalhar bem com o assunto, ou melhor, ignorando boa parte do assunto e focando nas emoções e positividade durante a vida.
ResponderExcluirEu ADORO esse tipo de livro!! Logo no começo eu me lembrei de um livro que eu li há anos atrás. Consigo lembrar a capa, mas não o nome hahaha Inferno. É sobre uma menina com cancer que faz uma lista de coisas. Antes de morrer!!! Acho que é esse o nome hahaha É um livro bem visceral também, pelo que eu me lembro. E eu super recomendo a leitura. Esse entrou pra minha lista de desejados!
ResponderExcluirOi, Carolina
ResponderExcluirImagino como esse livro é intenso e sensível, além de muito especial.
Minha mãe foi curada de câncer em fevereiro. E realmente só Deus é quem pode colocar o ponto final na nossa história.
Esse livro parece ser lindo e mostra bem que, a gente tem que buscar viver com amor e alegria todos os dias, não importa quantos dias de vida tenhamos, desde que sejam aproveitados com o bem e com quem nos importamos.
Vou ler com certeza!
Bjs
elvisgatao.blogspot.com.br