Cortesia do Grupo Companhia das Letras
Logo de cara já tenho que informar ao nosso público, que esse livro não é para qualquer um, primeiro pela faixa etária e segundo para quem se sente incomodado ao falar de sexo ou falar de gênero. Para algumas pessoas pode gerar um certo desconforto. Mas recomendo a quem já tem uma afinidade com o assunto, pois o trabalho de Paul é simplesmente inovador e com uma escrita maravilhosa.
Título: Um apartamento em Urano: Crônicas da travessiaOnde comprar: Amazon
Autor: Paul B. Preciado
Tradutor: Eliana Aguiar
Editora: Zahar
Gênero: Biografia
Páginas: 333
Edição: 1ª
Ano: 2020
Nosso autor, digamos que é um radical no assunto, sua abordagem filosófica mergulhar em um outro lado do das indagações comum sobre esse tema.
Seja pelas experiências de anos de estudos que ele tem ou pelo seu próprio ser, Paul B. Preciado, é filósofo transgênero espanhol e expoente da Teoria Queer/Estudos Transviados. Esse livro é uma obra coletânea de crônicas que vai contar as vezes de maneira sutil, as vezes nem tanto, da transição, segundo o autor “morte burocrática de Beatriz Preciado” e o nascimento de Paul B. Preciado.
“Não sou um homem. Não sou uma mulher. Não sou heterossexual. Não sou homossexual. Tampouco sou bissexual. Sou um dissidente do sistema sexo-gênero. Sou a multiplicidade do cosmos encerrada num regime político e epistemológico binário gritando diante de vocês.”
O livro é cheio de mensagens nas entrelinhas, assim como o próprio título ‘Um apartamento em Urano” faz referência ao terceiro sexo muito utilizado no século XIX. Essa escrita de Paul, crônicas com um fundo de diário, nos deixa a vontade para entramos, nos seus pensamentos e sentimentos mais profundos, é uma forma de conversa muito bonita e instigante que giraram em torno da construção política dos corpos, da disciplina normativa do sexo, do feminismo dissidente e do homossexual, os efeitos do capitalismo em nossas identidades, desejos e subjetividades.
Quem está no mundo acadêmico, e se interessa em pesquisas sobre esse tema, esse livro é mais do que obrigadora a leitura. E digo mais, esse livro é um “quebra barreiras muito grande” nos faz pensar em porque somos tão, sim ou não, certo ou errado, 8 ou 80. A vida é muito mais que definições concretas.
Oi, Gabriele! Tema extremamente importante e necessário. Há mta desinformação ainda sobre a questão de gênero, o que acarreta, em grande parte, o preconceito. Não conhecia o livro e fiquei super interessada.
ResponderExcluirMuito interessante a maneira como Paul não tenta se encaixar em nenhum rótulo. Ele é ele. Um ser pensante que busca sempre o melhor de si.
ResponderExcluirFiquei curiosa com essa obra. Eu gosto de crônicas e o tema abordado é muito interessante, mas fiquei com vontade mesmo de conhecer a escrita do Paul.
ResponderExcluirÓtima recomendação.
Abraços
Gabriele!
ResponderExcluirLivros que nos fazem questionar nossos paradigmas de vida, são leituras agradáveiss e interessante.
Acho que li apenas um ou dois estudos acadêmicos e sempre me identifiquei muito com esse tipo de leitura.
cheirinhos
Rudy
Oi, Gabriele!
ResponderExcluirEsse livro tem uma abordagem sobre assuntos muito importantes, ainda mais na atualidade que vivemos: um mundo onde cada vez mais as pessoas procuram por aceitação da diversidade. Achei muito bom o parágrafo final da sua resenha, onde indaga o porquê de todos nós sempre precisar dos extremos. E o que existe entre eles? O gênero e a sexualidade é um espectro e possui fluidez.
Olá
ResponderExcluirEntão fico desconfortável ao ler livros com erotismo apesar de mesmo assim de ler alguns. É um livro bem rico para os acadêmicos que querem aprender um pouco mais sobre a diversidade.
Eu gosto de aprender! E pelo que li acima, esse livro de crônicas traz de uma maneira sutil, um aprendizado sobre um assunto que muitos ainda, infelizmente, torcem o nariz ou já colocaram em suas mentes, uma ideia totalmente distorcida sobre o assunto.
ResponderExcluirAs vezes, ser cru faz bem!!!
Adorei e com certeza, se tiver oportunidade, quero muito conferir a obra!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Não curto livros de crônicas e nem quando o autor coloca muitas coisas nas entrelinhas, pois eu consigo ser meio lerda as vezes e fico viajando pensando se entendi certo ou não, então gosto de tudo bem claro hahah. Todavia, esse livro parece ser bem interessante e concordo com a mensagem que ele quis passar.
ResponderExcluirBeijos
Oi, Gabriele
ResponderExcluirNão conhecia o livro e claro que vai para a lista de desejos.
Por meio dessas crônicas o autor conta como foi sua vida, a transição. Parece ser uma leitura fascinante, que envolve o leitor nos pensamentos do autor.
Beijos
Olá,
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler o livro, mas quando fui olhar o preço quase morro KKKKK
Acho que vou ficar esperando uma promoção, pra comprar ele.
O tema é muito interessante e necessário.
Beijos.
Gosto de conhecer temas novos, já fiquei bem interessada quando vi esse seu primeiro parágrafo.
ResponderExcluirAcho que hoje em dia leituras assim são realmente quase obrigatórias ne? Que bom que você gostou tanto, que trouxe essa resenha tão boa. Sou sempre influenciada pelas resenhas e fiquei bem curiosa ;)
Eu me considero ativista, portanto esse tipo de livro é exatamente o que procuro deixar na escrivaninha hahaha traz uma visao forte para tudo isso
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirque bom que gostou do livro e do tema abordado mas dessa vez deixo passar a dica ,o livro não me despertou a vontade de le-lo.
Olá Gabriele!
ResponderExcluirUm livro que faz pensar, gosto disso. Admiro o autor por ter coragem de expor um pouco de sua vida para o mundo, e ainda nos fazer refletir sobre questões tão atuais. Confesso que não costumo ler obras bibliograficas, mas fiquei com vontade de conhecer essas crônicas.
Beijos
Oi, Gabriele!
ResponderExcluirGosto de crônicas, mas não curto biografia e nem livros acadêmicos, e temas sobre sexo ou gênero não faz o meu estilo, por isso eu não leria Um apartamento em Urano, mas não tenho dúvidas de que essa é uma ótima dica para quem gosta... Bjos!
Olá! Com certeza um livro muito necessário para nos fazer refletir sobre muitos temas, mas principalmente a maneira como lidamos com esses temas.
ResponderExcluirNão curto muito livros assim, mas não posso desconsiderar as informações prestadas pelo autor. Gosto de me informar sobre o que nao tenho tanto conhecimento, é o que faz a diferença. Provavelmente vou ler futuramente.
ResponderExcluirOi, Gabriele
ResponderExcluirAchei interessante a abordagem do autor.
Não leio muito sobre o tema, mas achei curioso, e me deu vontade de lê-lo sim. Não sei se eu iria gostar, mas acho que vale a pena conferir.
bjs
Parece ser uma leitura bastante enriquecedora, gosto desse formato, em crônicas, ainda mais sendo elas assim tão autobiográficas, fiquei bastante curiosa para conferir.
ResponderExcluir