Cortesia da Editora Rocco
SONO! Realmente um assunto que desperta o interesse de todos e no livro de Nick Littlehales não é diferente.
De um ex-diretor de vendas e makenting do maior grupo Europeu destinado ao conforto durante o sono (Grupo Slumberdland). Nick para ficar mais fácil, se torna um coach de sono desportivo que com seu método obtém ótimos resultados com estrelas do futebol, basquetes, poker, atletas de uma forma geral e inclusive times inteiros de futebol como o Manchester United e a seleção de futebol da Inglaterra. No livro ele narra algumas de suas conquistas e os resultados obtidos.
Título: Sono: seu modo de dormir em 90 minutosOnde comprar: Amazon
Autor: Nick Littlehales
Tradutor: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Gênero: Vida Saudável, Saúde
Páginas: 189
Edição: 1ª
Ano: 2020
O autor define o sono em ciclos de 90 minutos, sendo um ciclo uma fase completa do sono aonde ele afirma que atingimos todas as fases do sono em 90 minutos, algo em torno de 4 ou 5 fases, tipo assim: fase 1: cochilando àquela hora que começamos a fechar e abrir os olhos, ou seja entre a vigília e o sono; fase 2: sono leve aonde o nosso batimento cardíaco desacelera e a temperatura do corpo começa a cair, mas ainda somos facilmente acordados; fase 3 e 4: estamos em sono profundo e não acordamos facilmente e a fase 5: o corpo está temporariamente paralisado e nela que os especialista acreditam que acontecem os maiores efeitos benéficos para a criatividade, segundo ele os bebes passam o maior tempo nesta fase. Estas fases ocorrem várias vezes durante o nosso “momento” de dormir.
Obviamente, seu método não para aí, o livro passa vários conceitos científicos que Nick aprendeu em conversas com cientistas do sono e também questões práticas da sua profissão anterior e tenta de forma singular trazer à tona neste livro de 189 páginas.
Nesse ponto, o livro, aborda conceitos de indivíduos com ritmo circadiano matutino, no qual seu relógio corporal é mais acelerado e vespertino que tem um relógio corporal mais lento, assuntos que já começam a serem introduzidos e servem de alicerce para o entendimento do seu método.
Certamente, desperta nossa curiosidade e tem relação com aquela falácia de pessoas que são do dia e outras são da noite. Entretanto, a bem da verdade, vemos isso claramente com pessoas que rendem mais pela manhã e outras a tarde, algumas até mesmo tem seu pico energético a noite. Nessa conversa, as vezes pesada, ele vai abordando como desenvolveu seu trabalho como coach aproveitando o melhor de cada atleta, ou refazendo o ritmo circadiano, pois nem sempre um atleta irá poder competir na sua melhor hora.
“Antigamente, muito antes de começarmos a redefinir nossa abordagem ao sono, costumávamos falar da existência de dois tipos de pessoas, as corujas e as cotovias. Hoje perguntamos: Você conhece seu cronotipo?”
Nessa toada, de uma forma um tanto profunda e um tanto rasa, vão sendo introduzidas todas as formas de preparar o indivíduo para sua jornada do sono, atuando fortemente nas condições dos locais que dormimos, na claridade adequada para cada momento, nas refeições, bem como, na forma correta de se preparar para o sono e por incrível que pareça na forma correta de acordar.
São inúmeras dicas e muita informação, tanta informação que talvez fosse interessante fazer várias anotações durante a leitura.
Sem sombras de dúvidas, alguém ao ler essa resenha deve pensar: Isso não cola comigo pois trabalho de turno, ou não tenho turno certo. Esquece! Nick tem uma abordagem para o assunto. E aquele cochilo depois do almoço? Sim ele aborda o assunto em seu método de recuperação do sono e diz ser altamente benéfico para compor a semana do sono. Sim! Semana do sono! Acabei esquecendo, seu método aborda não o sono diário, mas sim o sono semanal, de tal forma que ele nos dá vários artifícios para conseguíamos atingir a nossa meta com base em ciclos de 90 minutos.
Então! Mas quantos ciclos de 90 minutos precisamos por dia ou por semana? Bem!
Minha dica para descobrir isso é sugerindo que leia o livro.
Que coisa mais interessante!
ResponderExcluirEu tomo remédios para poder dormir há alguns anos. A depressão trouxe uma insônia daquelas,mas admito que tem dias que mesmo chapada de remédios, o sono some e passo a noite como uma atleta e o dia como um zumbi.
Como levanto as 4 e meia da manhã para poder caminhar, imagina meu pouco sono como é e meu cansaço sempre intenso.
Adorei saber sobre o livro e com certeza, já preciso ler!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Oi, Moacir! Não conhecia o livro e confesso que me deixou bem curiosa. Em um tempo onde tudo é acelerado, ter um bom período de sono é fundamental para a nossa saúde. Achei interessante essa questão das fases.
ResponderExcluirOlá, Moacir
ResponderExcluirAchei muito interessante e fiquei realmente interessada em ler esse livro.
Saber que esse método é usado em times inteiros de futebol é muito massa.
Espero ser uma leitura proveitosa!
Beijos
Acordo muito cedo e não durmo todas as horas que precisaria para ter um sono saudável.
ResponderExcluirMesmo não sendo leitora desse tipo de livro, me interessei muito
Eu sou uma pessoa que consegue dormir rápido, até porque faço faculdade de medicina, então meus estudos vão até muito tarde, aí quando vou deitar já estou muito cansada. Sem contar que acordo cedo no outro dia também. Então tenho 4, 5 hrs de sono, geralmente. Essas fases são bem legais de estudar, sempre reviso esse assunto. Não sei a que nível de aprofundamento ele dá nesse assunto, mas imagino que traga algumas informações bem legais. Adoro conhecer sobre coisas que acontecem no nosso corpo.
ResponderExcluirMoacir!
ResponderExcluirDeve ser um livro bem interessante. Graças a Deus não tenho problemas com sono e durmo bastante...kkkk Acordo disposta e cheia de idéias, mas gostaria de ler, porque maridão passa a noite inteira se acordando, levantando e 'roncando'...kkkk
Ahei interessante.
cheirinhos
Rudy
Interessante! Na fase 5 sera que é quando acontece aqueles casos de paralisia do sono, ou sera que nao tem nada a ver?! Fiquei curiosa com o assunto!
ResponderExcluirLegal esse livro, não tenho problemas com sono atualmente, mas anos atrás eu tinha bastante. Ébuma ótima leitura e valeria a pena ler assim que for possível.
ResponderExcluirOlá Moacir!
ResponderExcluirO sono é realmente algo necessário para nossa sobrevivência e muitas pessoas tem dificuldade ou problemas para dormir. Tenho uma amiga que fez o TCC dela sobre isso e como a alimentação pode ajudar/atrapalhar no processo. Fiquei curiosa pra saber o jeito certo de acordar e as outras dicas para ter um bom sono.
Beijos
Olá
ResponderExcluirNáo conhecia esse livro é parece que o autor é bem conceituado visto todo o trabalho que ele fez com grandes times de futebol.
Conheço muitas pessoas que tem grandes dificuldades de dormir .e creio que poucos sabem sobre esse método. Eu mesma náo conhecia
Mas achei super interessante. .sei que devemos ter determinadas horas de sono .Mas sei também que isso varia de pessoa para pessoa.conheço pessoa que precisa de umas 8hs de sono para ficar bem e outras que dormem 5hs e também se sentem bem .
Que bacana a proposta desse livro. O sono é essencial em nossas vidas, né? E conseguir colocar isso em prática de uma maneira equilibrada é muito bom. Gostei da resenha.
ResponderExcluirBeijos
Oi, Moacir!
ResponderExcluirEu sofria de insônia anos atrás, depois de um tratamento psicológico consegui controlar e hoje graças a Deus durmo bem sem ajuda de remédios... As vezes a ansiedade aperta e tenta prejudicar o meu sono mas pratico as técnicas que aprendi e dá certo...
Em relação a Sono, confesso que não faz o meu estilo de leitura, mas dicas para ter uma vida saudável são sempre bem vindos :) Valeu pela dica, anotada!
Bjos!
Olá! Bem que eu tô precisando dessa leitura hein, estou em uma fase em que tenho bastante dificuldade em dormir, portanto aprender estratégias que me ajudariam nessa tarefa é sempre muito bacana.
ResponderExcluirOi, Moacir
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler.
Sou muito indisciplinada e durmo tarde, o que me gera dores depois. Então, acho que essa leitura me ajudaria a tomar vergonha e regular o sono kkkkkk
Bjs
Nossa, achei bem interessante a proposta do livro, até porque sou daquelas pessoas que levanta as 8h, mas só acordo mesmo as 11h, passo o dia com sono e quando chega na hora de dormir nem sinal do danadinho.
ResponderExcluirOi, Moacir
ResponderExcluirNão conhecia o livro e achei bacana.
Esse livro é bem interessante, claro que estou curiosa pra ler e claro por em prática.
Tem vezes que sou produtiva de manhã e na maioria das vezes sou a noite.