Cortesia do Grupo Companhia das Letras
São poucos os autores que conseguem conquistar minha confiança, e, Stephen King está nessa minha seleta listinha. Quando algum livro dele me é oferecido, não penso duas vezes em aceita-lo. E que bom que, a cada leitura, o autor vai confirmando essa posição.
Título: DepoisOnde comprar: Amazon
Autor: Stephen King
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Suma
Gênero: Suspense e Terror
Páginas: 192
Edição: 1ª
Ano: 2021
"Depois" é narrado por James Conklin. Um jovem de 22 anos que relata parte de sua infância e adolescência aparentemente normais. Aparentemente porque, segundo o próprio Jamie, desde sempre ele tem o dom de ver e se comunicar com gente recentemente morta. Além disso, ele sabe que os mortos não mentem para ele. Teoricamente, Jamie e sua mãe são os únicos que sabem dessa sua habilidade, mas tudo muda quando Liz Dutton (namorada de sua mãe e detetive policial) pede sua ajuda para desvendar um caso. A partir desse ponto, reflexões sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o real e a imaginação vão sendo expostos na trama.
“Gente morta tem que falar a verdade, e tudo bem quando você quer saber a resposta para uma pergunta, mas, como falei, a verdade é uma merda às vezes.” Posição 178
A escrita e o ritmo da trama foram os grandes pontos positivos desse livro. Stephen continuou com sua habilidade impressionante de prender o leitor em suas páginas, e, fugiu um pouco de uma de suas características, deixando de lado as descrições excessivas, garantindo um ritmo mais fluido a leitura. É um livro em que o leitor pode finalizar em uma ou duas sentadas facilmente.
Um ponto negativo que achei foi que minhas expectativas não foram alcançadas. Durante alguns momentos, nosso narrador nos "dava esperanças" de que era uma história de terror, mas, ficou bem aquém do que imaginava. Talvez se eu não tivesse sido "induzido", minha frustração não teria sido tão grande. No mais, gostei bastante do resultado geral.
“Como falei, é só palpite aqui. Os motivos daquela coisa poderiam ser totalmente diferentes, tão desconhecidos quanto eram para mim. E tão monstruosos. Como falei, essa é uma história de terror.” Posição 2122
Em relação a parte gráfica, gostei. A capa é igual a americana e é bem interessante. Não encontrei erros durante a leitura. Nota máxima à editora.
Finalizo a resenha indicando a leitura para quem aprecia uma trama com leves pitadas de terror, com uma escrita mais sucinta e para se recuperar de uma ressaca literária.
King sendo King!
ResponderExcluirMesmo com os pontos não tão bons que você levantou, acredito que é uma excelente leitura.
Amei a representatividade que ele incluiu.
E pensando nas dificuldades que Jamie enfrentou
Dom!
ResponderExcluirAcredito que uma das características do King, é estar sempre testando novas formas de escrita.
Gosto dos detalhes, porém um livro mais enxuto as vezes cai bem, principalmente quando não é um terror pesado, apenas um tipo, thriller.
cheirinhos
Rudy
Eu sou fã assumida do Mestre King e não vejo a hora de ler esse lançamento! Pode não ser tudo aquilo de terror(como eu particularmente amo) ele mais uma vez traz a parte humana sendo humana, simples assim.
ResponderExcluirE com o diferencial de não ser aquele calhamaço que o autor sempre gosta de nos trazer!!!
Com certeza, lerei!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, Nardonio! A questão da frustação, acredito que para quem é fã de King, sempre irá iniciar a leitura com a expectativa lá em cima, né?! Eu adoro o autor e assim acontece comigo rs. Eu já tinha lido sobre o livro não ter essa carga mais densa de terror, então já sei um pouco do que esperar.
ResponderExcluirOlá Nardonio!
ResponderExcluirJá pra mim esse pseudo terror é uma coisa boa rsrs. Acho que encontrei a primeira obra do King que vou ter coragem de ler, além de não se muito "pesado" no quesito horror, ainda traz representatividade e investigação policial, que é algo que adoro. A capa parece ter tudo a ver com a trama e achei legal manterem igual à original. Já coloquei na lista do skoob!
Beijos
King, um autor que eu morro de medo e morro de curiosidade também.
ResponderExcluirSão tantos elogios para suas obras, que eu preciso conhecer.
Mas sou bastante medrosa.
Acredito que este por ser relativamente mais leve que os outros seja ideal para me aventurar.
Ah, vi outra resenha desse mesmo livro. Como é bom saber que um autor é tão consagrado que você já sabe que a resenha vai ser muito boa hein? É isso que sinto toda vez que vejo o nome dele. Acredita que eu nunca li nada? Mas sinto que sei que vou adorar de tantas resenhas adoráveis que leio dele.
ResponderExcluirOi, Nardonio!
ResponderExcluirGosto de suspense mas não de terror, contudo, sempre tive curiosidade em ler algo do Stephen King... A trama de Depois despertou o meu interesse, ainda mais quando você falou que o livro não é uma história de terror e que não há descrições excessivas nele, não gosto de narrativas assim.
Já estou anotando essa dica, acredito que vou gostar :)
Bjos!
Olá,
ResponderExcluirTá todo mundo falando desse livro!!!!!
Confesso que nunca li nada do King, por não gostar do gênero terror, então sempre passo longe.
Achei interessante você falar que esse não é tão terror assim, será que chegou o momento de dar uma chance? HHAHA
beijos
Olá Nardônio!
ResponderExcluirStephen King é meu autor preferido, e claro que eu estou louco para conferir esse lançamento (que chegou aqui no Brasil bem rápido; obrigado Suma!).
Trata-se de uma trama mais objetiva, e quando se trata desse autor a gente fica até um pouco surpreso, né rsrsrsrs. Mas vejo que o terror não é exatamente o foco da história, embora o sobrenatural esteja presente.
O livro com certeza deve ser bom para quem ainda não conhece a escrita de King, mas todo fã vai ficar satisfeito com essa leitura, de qualquer forma.
Beijos.
Confesso que até hoje não li nada do King, os gêneros que ele escreve não são os meus favoritos. Mas achei interessante saber sobre Depois, parece ser um bom começo para quem deseja conhecer a escrita dele sem levar grandes sustos.
ResponderExcluirAbraços
Olá
ResponderExcluirNossa esse livro está sendo super comentado .
Já vi várias resenhas sobre ele mas não despertou minha vontade de ler .
Náo gosto de terror mesmo não sendo táo terror assim mas também não curto esse lance de toques sobrenaturais.
Olá! Muito me anima o fato de a história ter apenas algumas “pinceladas” de terror (risos), fico cada vez mais tentada a mudar minha relação com a autor, e, finalmente, ler um de seus livros o fato de termos um enredo mais curto, para mim, é outro ponto positivo.
ResponderExcluirOi, Dom
ResponderExcluirAdorei a premissa.
Acho bem legal protagonistas que têm dons espirituais como o Jamie.
O livro pra ser gostoso de ler, com boas doses de aventura sem ter um terror que dê medo. Kkk
Vou ler!
Bjs
Se para você foi um ponto negativo não ter tanto terror assim, para mim, é a melhor notícia que eu poderia ler, afinal esse é um dos motivos que sempre me afasta das obras do autor. Fiquei curiosa em relação ao enredo e claro que não pude deixar de fazer aquela comparação básica com um certo filme.
ResponderExcluir