Cortesia do Grupo Companhia das Letras
Romance Real é o novo livro da carioca Clara Alves. A autora escreve romances sáficos e conseguiu se destacar já no seu primeiro romance LGBTQIAP+, Conectadas.
A palavra "Sáfico" é uma referência à Safo, uma poetisa grega que viveu na ilha de Lesbos. Ela ficou conhecida por escrever sobre o amor entre mulheres, que não era malvisto na sociedade da época.
A diferença entre um romance lésbico e um romance sáfico é que um livro lésbico apresenta um romance entre duas mulheres lésbica (mulheres que curtem apenas mulheres), enquanto que no livro sáfico, temos o romance entre duas mulheres, independente da sexualidade delas, podendo ser, por exemplo, bissexuais (mulheres que gostam de homens e mulheres) ou pansexuais (mulheres que gostam de pessoas independente do gênero delas).
Título: Romance RealOnde comprar: Amazon
Autor: Clara Alves
Editora: Seguinte
Gênero: Romance sáfico, Drama, YA
Páginas: 264
Edição: 1ª
Ano: 2022
Após essa pequena explicação, vamos falar sobre Romance Real. O livro conta a história de Dayana, uma jovem que perdeu a mãe em um acidente de carro e passa a morar com os avós maternos. Ela nunca teve muito contato com o pai que se separou da mãe depois que foi tentar a vida na Inglaterra. Dayana acaba indo morar com o pai em Londres na tentativa de esquecer o luto e a culpa.
Dayana é apaixonada pelo One Direction e pela família real britânica. Ela acaba conhecendo Diana [de uma forma bem inusitada] quando está rodeando o castelo real. Dayana e Diana se identificam logo de cara e uma forte confiança cresce entre elas.
“Senti uma ligação intensa entre nós, como se compartilhássemos a mesma dor.”
As duas personagens são bem cativantes e possuem várias camadas que são reveladas aos poucos. A gente se apaixona cada vez mais por elas à medida que conhecemos seus dramas e traumas. O que leva este romance sáfico jovem a outro patamar.
A narrativa da Clara Alves é tão envolvente que nos mudamos para a capital da Inglaterra, juntamente com Dayana, para apreciarmos os pontos turísticos e a cultura londrina.
Não esperava me envolver tanto com o romance de Dayana e Diana e nem ter me emocionado tanto. Meus olhos ficaram marejados nos momentos mais delicados.
“Quantos pensamentos conseguimos guardar para esquecer, ocultar para não sentir, antes que tudo transborde?” (pág.105)
A edição está belíssima com guardas coloridas e ilustradas com vários lugares de Londres. Cada início de capítulo há um trecho de uma música do One Direction. Basta dar o play para comemorar os 10 anos da Editora Seguinte!
Romance Real consegue aquecer o coração e debater assuntos importantes como luto, amadurecimento e segundas chances.
Agora, estou ansioso para ler Conectadas para descobrir se ele é tão bom quanto Romance Real!!!
Com amor, André
Oi, André! Desculpe a ignorância, mas foi a primeira vez que vi esse termo sáfico e sua definição. Muito bom saber! Histórias sobre luto e amadurecimento, na sua grande maioria, trazem uma carga emocional bem presente. E nada melhor que acompanhar a trajetória de personagens cativantes, não é mesmo?
ResponderExcluirConfesso que não sabia dessa diferença entre um romance lésbico e um romance sáfico.
ResponderExcluirObrigada pela aula.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Em primeiro lugar, obrigada pela explicação sobre romance sáfico (sempre tive curiosidade em descobrir) e a diferença entre ele e romance lésbico.
ResponderExcluirAmo a escrita da Clara. Conectadas foi uma leitura que me cativou muitíssimo.
Amo que Romance Real se passa em Londres, local que tenho muita vontade de conhecer
Já me ganhou quando falou que a Day era fã de One direction KKKKKKKK
ResponderExcluirQuero ele, pois parece ser muito bommm
Beijos
Eu sempre quis entender o termo "sáfico" e nunca tinha procurado. Adorei essa verdadeira aula!!E quero muito ler esse lançamento da autora.
ResponderExcluirTenho um carinho enorme por Conectadas, pois esse livro me ganhou inteira, pela simplicidade e ritmo dos acontecimentos!!!!
Adorei!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Não tinha ideia sobre as diferenças entre romance lésbico e sáfico. Muito bom a trama trazer esse aprofundamento nas personagens, fazendo o leitor entender e se encantar com elas. Gostei muito de trazer Londres e seus pontos turísticos como pano de fundo, afinal isso é um charme a mais. A playlist também é interessante para acompanhar cada capítulo.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirJá tinha lido sobre romance sáfico Sabia um pouco do que se tratava. Nunca li nada da autora. Achei o nome das protagonistas um pouco iguais Seria uma homenagem à princesa Diana? Já que a trama se passa em Londres e uma delas é apaixonada pela familia real.
Oi, André!
ResponderExcluirNão conhecia o termo romance sáfico, obrigada pela explicação... Em relação a Romance Real, não curto muito young adult e nem drama, provavelmente por isso não me interessei pela trama do livro... Bjos!
Não sabia da diferença entre romance sáfico e romance lésbico, então gostei da explicação.
ResponderExcluirEu conheci a escrita da Clara através de Conectadas, e foi uma experiência maravilhosa, tanto que espero ter a chance de ler esse novo livro em breve. O cenário me chama atenção, e eu gosto de personagens cativantes e cheios de camadas.
Abraços
André!
ResponderExcluirlém da bela resenha de um livro descontraído e com assuntos importantes, ainda pude aprender a diferença entre os romances sáficos e lésbicos.
Só posso agradecer sua análise e aula didática, obrigada.
cheirinhos
rudy
Olá! Parece ser um ótimo livro, mas ele me ganhou mesmo em razão do cenário onde ele se passa, vai ser muito bacana reviver um bocadinho de Londres com uma história tão atrativa.
ResponderExcluirOi André,
ResponderExcluirGostei de saber sobre a diferença de romances sáficos para romances lésbicos.
Fãs do One Direction vão adorar cada capítulo com trechos de uma música.
Olha que aprendi uma coisa nova hoje, muito obrigada pela explicação. Quanto a história foi impossível não se interessar ainda mais pelo cenário na qual ela se passa (eu amo Londres), por isso acho que o livro acaba de se tornar uma leitura obrigatória (risos)
ResponderExcluir