Cortesia do Grupo Companhia das Letras
A gente vê tantas boybands acabando no auge do sucesso... artistas jovens se envolvendo com drogas... cometendo suicídio... que liga um alerta de como a indústria tem tratado esses artistas. Moonbin, membro do grupo de K-Pop ASTRO, foi encontrado morto recentemente em seu apartamento.
Fica Entre Nós mostra um pouco desse universo ao acompanhar a jornada da banda Saturday.
Título: Fica Entre NósOnde comprar: Amazon
Autor: Sophie Gonzales e Cale Dietrich
Tradutor: Vitor Martins
Editora: Seguinte
Gênero: Romance LGBTQIAP+
Páginas: 416
Edição: 1ª
Ano: 2022
Saturday, uma das bandas de maior sucesso do momento, é formada por Ruben, Zach, Angel e Jon. É praticamente impossível encontrar um adolescente que não conheça seus nomes ou que não tenha o poster de um deles no quarto.
A banda foi formada pela agência Chorus que é responsável por todo o marketing da banda e pela imagem de seus integrantes. Tudo o que falam, vestem é controlado pela agência.
Ruben é gay e precisa esconder isso do público. O problema é que ele está cada vez mais apaixonado por Zach, o garoto que canta ao seu lado. Até quando ele será capaz de manter isso em segredo do próprio Zach, dos colegas da banda e do público?
Fica Entre Nós parece ser uma "simples" história de amor LGBTQIAP+, mas é muito mais do que isso. Os autores australianos Sophie Gonzales (ela/dela) e Cale Dietrich (ele/dele) demonstram como viver uma vida que não é a sua pode te afetar emocionalmente de forma negativa. Este controle afeta a todos, não apenas o casal Ruben e Zack. Angel e Jon também sofrem com isso, porém de formas diferentes.
“Você não pode passar a vida inteira tentando deixar todo mundo feliz. Precisa se impor pelo que você quer. Seco os olhos.”
Outro tema abordado é a dependência química, mas você vai descobrir quem se envolve com drogas e os acontecimentos que derivam disso durante a leitura.
O bom é que as autoras tratam todos esses temas de forma adequada ao público jovem, mas essas camadas vão agradar também aos que possuem mais idade.
Os personagens são apaixonantes e não tem como você não torce por cada um deles e pela banda. Claro que Ruben e Zack acabam recebendo mais atenção, até porque a narrativa é contada sob o ponto de vista deles de forma alternada.
A edição segue o padrão da editora Seguinte, que é muito boa. O destaque fica para a capa super colorida, ilustrada por Helder Oliveira. Outro destaque é a tradução do Vitor Martins. Acho que ele tem o feeling perfeito para entender e traduzir esse romance LGBTQIAP+ para o português.
Primeiro romance que leio dos autores e gostei bastante desse primeiro contato. Vou ficar de olho em seus próximos lançamentos a partir de agora.
Com amor, André
Oi, André! Bem bonita a capa do livro! Gostei de saber que a história aborda esse universo das boybands. Confesso que acho assustador todo esse controle que existe fora dos holofotes. E é triste perceber como isso afeta a identidade de jovens numa fase de formação. Fiquei curiosa para saber como os autores trabalharam o tema.
ResponderExcluirA gente vê o glamour e o dinheiro mas verdadeiramente não sabe o que acontece no mundo das Boys bandas, não é?
ResponderExcluirQuantos Rubens existem na vida real? Obrigados a ficar no armário e não serem quem realmente são
Representatividade e temas importantes trazidos em um livro que tem uma capa toda linda, mas que no fundo, traz esse mundo por trás do que muitos jovens carregam ali, escondidos, omitiidos, mas e dentro de suas almas?
ResponderExcluirComo está tudo? Como lidar com tudo?
Claro que já adorei a resenha e se tiver oportunidade, quero muito ler o livro!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
André!
ResponderExcluirAcontece muita coisa nos bastidores dessas bandas e infelizmente tudo fica muito oculto para não afetar o sucesso deles e a geração de numerário para os produtores.
E achei bom saber que os autores foram sensíveis ao aboradrem tudo com sensibilidade, inclusive o romance LGBTQIAP+.
cheirinhos
Rudy
Já gostei que é um livro lgbt, pois gosto de ler. Gostei também que tem temas importantes e triste ve as coisas que acontece com quem se envolve com dependência.Mais Já quero ler esse livro pois fiquei muito curiosa.
ResponderExcluirOlá, André
ResponderExcluirAmo livros com bandasss, sempre gosto bastante então esse já tem vantagem comigo kkkkk
Fiquei interessada em ele esse livro, ainda mais por trazer a temática lgbt.
Beijos, Theresa Cavalcanti
Esse universo das boybands me chama atenção, mas confesso que, até então, esse livro não tinha me chamado atenção. Bom saber que não é tão simples quanto parece e que aborda bons temas.
ResponderExcluirAbraços
Olá .
ResponderExcluirNão é um gênero que leio .Mas sei que muita pressão é jogada sobre os jovens que fazem sucesso, os empresários querem sempre mais e mais .e aí infelizmente entram drogas, suicídio.
André, adoro romances da comunidade, mas esse em especial não me chamou nada atenção. Acredito que essa ambiência de banda de rock já está ficando tão clichê para mim que não procuro ler tanto livros sobre isso, apesar de ser meu gênero favorito. Acho que também me incomoda o fato de alguns personagens terem que esconder quem são para fazer sucesso parecendo também ser uma abordagem do livro. O que me faz um mal danado, pois isso reflete muito em mim e no que tenho passado na minha vida. A capa é lindinha, mas não sou muito fã de ilustrações. Por fim, acredito que há livros da comunidade com temas e problemática bem mais desenvolvidas do que esse aparenta ser, e são esses que vão ganhar mais a minha atenção. :( Obrigada pela dica mesmo assim. Cheirinhos de livro novo.
ResponderExcluirOi, André!
ResponderExcluirNão sou muito fã de livros que giram em torno de uma banda, provavelmente por isso que não me interessei pela trama de Fica Entre Nós e não fiquei curiosa para conhecer mais da história de Ruben... Bjos!
Oi André,
ResponderExcluirHumm, de primeira não sei se a temática de boyband chamou tanto minha atenção, mas para o público jovem há muito identificação trazer a temática LGBTQIAP+ nesse enredo
Olá! Adorei a dica, ainda mais pela história trazer assuntos tão importantes e tão próximas da nossa realidade! Confesso que esse mundo de K-pop e boy band não é o meu (risos), mas quem sabe não arrisco essa aventura.
ResponderExcluirUm livro com enredo super atual, e que de quebra permite que seus leitores se identifiquem com os dilemas vividos por seus personagens.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas esse universo ganhou muito espaço nos últimos anos e é mesmo verdade que essas bandas enfrentam os desafios do sucesso e aos poucos vamos vendo que nos bastidores as coisas nem sempre são fáceis. Achei bastante interessante a trama. A capa tá linda.
ResponderExcluir