acompanhe o blog
nas redes sociais

21.6.23

O Alquimista [Paulo Coelho]

Paulo Coelho

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Paulo Coelho sempre figurou em meu imaginário desde que iniciei minha vida de leitor assíduo. Mas, por algum motivo, esse encontro nunca se concretizava. Então, vocês já devem imaginar minha reação ao me deparar com essa possibilidade caindo em meus braços, não é?!

O Alquimista
Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Paralela
Gênero: Motivacional
Páginas: 208
Edição:
Ano: 2017
Onde comprar: Amazon

O Alquimista” narra a história/jornada de Santiago, um jovem pastor da Andaluzia, que parte para o Egito em busca de um tesouro enterrado entre as Pirâmides. Em meio a essa jornada, personagens vão surgindo para ajudá-lo não apenas a achar esse tesouro, mas também a construir seu amadurecimento pessoal e espiritual.

O interessante é que o crescimento de nosso protagonista é extremamente notório em todos os sentidos. As reflexões que vão moldando Santiago vão ganhando forças ao ponto de saltar das páginas, e parar no imaginário do leitor, fazendo-o refletir sobre sua própria Lenda Pessoal. Qual nosso principal objetivo nesse plano? Onde estão nossas felicidade/plenitude? Quem é(são) o(s) responsável(is) pelas realizações dos nossos sonhos? Essas e outras questões vão ganhando mais força a cada página virada.

“- Você foi uma bênção para mim. E hoje estou entendendo uma coisa: toda bênção que não é aceita transforma-se numa maldição. Eu não quero mais da vida. E você está me forçando a ver riquezas e horizontes que nunca conheci. Agora que os conheço, e que conheço minhas possibilidades imensas, vou me sentir pior do que me sentia antes. Porque sei que posso ter tudo e não quero.” Posição 597

A escrita do autor é simples, fluida e descritiva na medida certa. O que me surpreendeu positivamente foi ler uma trama filosófica com uma abordagem bem mais acessível para os leitores. Nada de palavras ou teorias que apenas “mentes brilhantes” conseguem alcançar.

“E o rapaz mergulhou na Alma do Mundo, e viu que a Alma do Mundo era a parte da Alma de Deus, e viu que a Alma de Deus era a sua própria alma. E que podia, então, realizar milagres.” Posição 1538

Em relação a parte gráfica, a Editora Paralela está de parabéns. A capa e a diagramação interna são simples e agradáveis aos olhos. Não encontrei erros.

Por ser a obra mais conhecida do autor e um dos livros mais traduzidos do mundo, minhas expectativas estavam nas alturas (grande erro). O livro não é ruim (longe disso, inclusive), mas também não me impactou como esperava. Talvez essa sensação que tive foi devido a não esperar uma trama com uma pegada motivacional e de auto-ajuda bastante forte (me senti em uma palestra com um coach. Risos). No mais, as atmosferas filosóficas/místicas deram um toque especial a obra.

Finalizo a leitura indicando aos amantes de tramas que trazem reflexões filosóficas e de auto-conhecimento.


15 comentários em "O Alquimista [Paulo Coelho]"

  1. É um livro que quero ler, principalmente por ser nacional e ter sua fama Internacional ne sinto na obrigação de ler.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de leitora assídua, ainda não me aventurei pelas letras de Paulo Coelho....
    Até tenho vontade e curiosidade mas não sei, se para mim, O Alquimista é o melhor livro para conhecer o renomado autor

    ResponderExcluir
  3. Já li tantos livros do autor!!!Teve uma época que terminava um e já começava outro rs
    Eu gosto muito, só acho que minha vibe nesses anos mudou muito e suas lições de vida, de caminhada, deixaram de ser tão fascinantes a mim.
    Acredito também que Paulo mudou bem sua forma de ver a vida e de vivê-la, pois seu estilo mudou também!!!
    Esse livro é uma jornada linda!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nardonio! Está aí um autor consagradíssimo que não desperta minha vontade de ler, infelizmente. Mas gostei de saber que a escrita é bem acessível e que possui essa atmosfera mística. Talvez um dia eu tente alguma obra sua.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nardonio!
    Conheci a escrita do Paulo Coelho na minha adolescência - meu livro favorito dele é Veronika decidi morrer - e lembro que gostei da escrita simples e fluida dele... O Alquimista eu não li, no momento tramas que trazem reflexões filosóficas e de auto-conhecimento não estão me atraindo, mas quem sabe no futuro eu decida lê-lo?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Ainda não li nada do autor, por achar que os livros dele tem esse pegada coach, HAHAHA
    Quero muito ler, mas sempre fico adiando. Vou tentar dar uma chance sim

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Sempre vi os livros desse autor sendo bem elogiados, recebendo ótimas críticas mas nunca tive vontade de ler os livros dele

    ResponderExcluir
  8. Oi Nardonio,
    Faz um tempo que li O Alquimista, gosto do ar místico do sonho que a história traz, é uma das obras mais conhecidas dele,acaba exercendo expectativas, mas há outras dele que gosto mais.

    ResponderExcluir
  9. Conheci a escrita do Paulo Coelho há tempo já, foram duas leituras interessantes e bem acessíveis mesmo, mas também não senti um impacto, e era algo que tinha expectativa. Gostei de saber sobre O Alquimista, mesmo que não tenha sido uma leitura grandiosa, dá pra ver que é uma boa experiência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Dom!
    Coincidência ou não acabei de comprar 10 livros do autor, embora já tenha lido alguns, quero fazer algumas releituras e ler os novos.
    Quando li o Alquimista fez muito sentido para mim e acredito que é um livro para ser lido em determinada situação em nossa vida.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Nardonio, que alegria ver essa resenha aqui. Tenho um grupo d eleitura de indiquei esse livro para a leitura do mês, porque eu queria muito ler. Estou apaixonada por essa edição, a capa e a diagramação. Tenho certeza que vou amar cada detalhe dessa história e estou muito contente com isso. É realmente um dos livros que pretendo ler justamento por ser um livro bastante filosófico e de fácil entendimento. Obrigada por confirmar nesta resenha o quanto essa obra é maravilhosa. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Confesso que não tenho muita pretensão (nem vontade) em me aventurar na escrita do autor, sei do seu grande talento e sucesso, mas nunca me empolguei a começar algum livro dele!

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho costume de ler livros desse tipo, mais acho que tenho que me aventurar e sair da zona de conforto e também eu gosto um pouco de livros que nos faz refletir.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conheço a escrita do autor, mas tenho curiosidade em conhecer alguma de suas obras, sem grandes expectativas, apesar de saber de todo o sucesso que ele possui.

    ResponderExcluir
  15. Já li o livro e tenho várias obras do autor na estante. O livro que mais gosto dos que li é O Demônio e a Srta Prym. Também compartilho das suas opiniões, tem que entender a vibe do autor para curtir os livros e não se decepcionar.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir