Cortesia do Grupo Companhia das Letras
Dez anos atrás, Iris Figueiredo escreveu Confissões On-Line e a editora Seguinte propôs o relançamento da história de Mariana. Após algumas alterações importantes, Um Passo de Cada Vez chega as nossas mãos. Este é o primeiro contato que tenho com a autora que assim que postei que estava lendo seu livro, me mandou uma mensagem desejando uma ótima leitura.
Título: Um Passo de Cada VezOnde comprar: Amazon
Autor: Iris Figueiredo
Editora: Seguinte
Gênero: Adolescentes: Contemporâneo
Páginas: 264
Edição: 1ª
Ano: 2022
❤ Favorito
Mari, a nossa protagonista não se sente bem na escola desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito. Durante os momentos mais difíceis, ela só pode contar com Nina, sua melhor amiga, e as músicas de sua banda favorita, Tempest.
Quando a notícia de que a turnê "Depois da Tempestade" vai passar pela sua cidade, Mari e Nina fazem de tudo para conseguir ver seus ídolos ao vivo.
“Eu adoro a sensação de tropeçar numa música, encontrar as palavras certas meio sem querer, a melodia perfeita pra expressar aquilo que não consigo colocar em palavras.”
A amizade entre Mari e Nina é muito especial! Elas se conhecem desde pequenas, mas quando o último ano do Ensino Médio começa, Nina vai estudar em outra escola para se preparar para o Enem e elas passam a se ver cada vez menos. Se sentindo mais sozinha, Mari começa a gravar vídeo sobre o Tempest para a Internet.
Achei que não fosse gostar muito da leitura pelo livro ser mais jovem. Entendo quando alguém se identifica com uma música... um filme... um livro. As vezes, as formas de arte tocam a gente de uma forma que é difícil de descrever, mas nunca fui fã de uma banda assim como Mari.
Não é fácil sentir algo e transformar esses sentimentos em palavras, mas a autora Iris Figueiredo faz isso com maestria. Fui me envolvendo com as personagens e seus dramas pessoais. A amizade de Mari e Nina é linda de acompanhar!
“Uma irmã que eu tinha escolhido ainda muito criança, que não é filha dos meus pais, mas que tinha percorrido os caminhos mais sombrios e os mais iluminados ao meu lado.”
A autora trata de temas difíceis como bullying, assédio sexual e transtornos alimentares de forma muito responsável. A história mostra que ninguém está sozinho, e, como a autora fala na entrevista que tem no final do livro, se a barra ficar pesada demais, peça ajuda profissional.
A edição da Seguinte segue o padrão da editora, mas a gente percebe um cuidado maior nas trocas de mensagens pelo celular, posts da internet e matérias de revistas digitais. A capa traz uma linda ilustração de Adams Carvalho.
Amei a leitura de Um Passo de Cada Vez. Quero ler outras histórias escritas pela autora Iris Figueiredo. Talvez comece por Céu Sem Estrelas. Me conte se você já leu e o que achou.
Com amor, André
Ganhei Um Passo de Cada Vez em um sorteio e tô com altas expectativas!
ResponderExcluirVai ser o meu primeiro contato com a escrita da Iris.
Sinto que Mari vai me ensinar muito
Não vejo a hora de poder comprar esse livro!A autora além de ser uma simpatia só, tem esse cuidado em debater temas necessários, de uma forma jovem, mas mesmo assim, com muito a nos ensinar!!!
ResponderExcluirFalar da diagramação da Editora é chover no molhado rs perfeita, sempre!!!
Quero demais ler!!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, André! Que delicadeza da autora enviando o desejo de boa leitura! A história, mesmo voltada para o público jovem, sem dúvida alcança adultos pela abordagem a temas tão comuns na vida de todos. Quero conhecer!
ResponderExcluirOlá! Eu já li muita coisa boa em relação a autora e é claro que tenho seus livros aqui na minha lista. Esse livro parece ter tido uma repaginada certeira e essa nova edição já tem minha atenção, também tenho certos receios quando os personagens são assim tão jovens, mas acredito que isso não vá me incomodar nessa leitura, fiquei curiosa sobre as histórias e a maneira como a autora nos apresenta, ainda mais com temas tão importantes em destaque.
ResponderExcluirOi, André!
ResponderExcluirLivros mais jovem não costumam despertar o meu interesse, e igual a você também nunca fui fã de uma banda como a protagonista Mari... Mas sou uma leitora de livros nacionais, e tenho curiosidade em conhecer a escrita da Iris Figueiredo, por isso se a oportunidade de ler Um Passo de Cada Vez surgir arriscarei a leitura sim :)
Bjos!
Olá
ResponderExcluirNão conheço a escrita dessa autora.que bom que ela aborda temas sérios com responsabilidade Isso é muito importante em um livro voltado para o público mais jovens
Meu primeiro contato com a escrita da Íris foi através de Céu sem estrelas, e posso dizer que gostei bastante, agora pretendo ler Um passo de cada vez, já tenho aqui e fiquei encantada com a edição.
ResponderExcluirBom saber que ela acordou temas fortes com responsabilidade, e parece que entregou uma bela mensagem.
Abraços
Olá,
ResponderExcluirJá vi muita gente falando dos livros dessa autora, mas não li nenhum ainda.
Amei a história desse, e amei o fato de que ela é apaixoanda por uma banda, muito legal! <3
Já fiquei com vontade ler.
beijos
Esse livro está nos meus desejados, eu estou doida para ler ele, pois só vejo comentários desse livro. Fiquei ainda mais curiosa depois dessa resenha.
ResponderExcluirAndré!
ResponderExcluirComo você, os livros mais jovns não estão fazendo muitominha vibe.
Embora goste de livros com bandas e música.
O que achei melhor foi a aboragem da autora com problemas tão sérios.
cheirinhos
Rudy
Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora, mas espero mudar isso em breve, o enredo desse livro parece ser bastante importante para o seu público-alvo, e claro, deve nos proporcionar lições e reflexões valiosas.
ResponderExcluirAinda não conhecia a autora e suas obras, mas que legal esse retorno dela para seus leitores. Também não tenho o hábito de ler tramas assim, com esse foco, mas acho interessante esse lance de banda, pois dá um dinamismo, e todos os temas importantes abordados são sempre necessários para discutir.
ResponderExcluir