A trama se inicia com a misteriosa morte de Jane Neal, uma professora de 76 anos vista por muitos como uma pessoa calma e amigável. Ao ser encontrada morta na floresta com uma flecha no peito, acaba levantando muitos argumentos, o mais comum deles é que aquilo acabara sendo apenas um acidente, que algum caçador a acertou por engano, já que era época de caça na região. Contudo, quando o Inspetor Gamache é chamado para investigar o caso, vários questionamentos começam a se formar. Por que alguém mataria uma professora de 76 anos? Qual seria o interesse?
Título: Natureza-mortaOnde comprar: Amazon
Autor: Louise Penny
Tradutor: Natalia Sahlit
Série: Inspetor Gamache
Editora: Arqueiro
Gênero: Mistério
Páginas: 304
Edição: 1ª
Ano: 2023
Three Pines é uma cidade muito pacata, típica cidade do interior onde todos se conhecem e compartilham suas experiências. A cidade em si é o personagem a parte de todo o enredo. Louise Penny consegue passar todo o clima da cidade, as relações entre as pessoas, bem como toda a alegria, amor e medo. É fácil demais se encantar pela cidade, ainda mais fácil é adentrar por suas ruas, já que é disponibilizado um mapa no início do livro. Isso torna nossa visualização do pequeno vilarejo com mais ênfase.
“Three Pines não constava em nenhum mapa turístico, já que ficava muito longe de qualquer estrada principal ou mesmo secundária. Assim como Nárnia, geralmente era descoberta por acaso, e causava surpresa o fato de um lugarejo tão antigo estar escondido naquele vale. Quem tinha a sorte de encontrá-lo quase sempre voltava.”
O crime de início aparenta não ter solução. Até porque Jane Neal só tinha uma sobrinha, e desta nem era tão próxima. Sua amiga Clara e alguns outros até se envolviam na comunidade, mas nada que conseguisse apontar um motivo para sua morte. Sendo pintora, Jane nunca mostrou nenhuma de suas pinturas a ninguém, já que sempre ficavam em casa guardadas e nunca queria visitas. O mais estranho é ela ter sido morta, justamente no dia que iria expor um de seus quadros na exposição da cidade.
Louise Penny nos apresenta personagens completamente carismáticos. Armand Gamache então, o detetive gente boa que soluciona seus casos na maior tranquilidade e empatia possível. É de admirar o modo como a estória vai se desenrolando, apresentando cada perspectiva sobre o assassinato até finalmente chegarmos ao desfecho.
Eu diria que foi um final aceitável? Até que sim. A série se propõe na verdade. A série Mistérios em Série da Arqueiro possuem esse objetivo, serem tramas mais simples, com personagens comuns que eventualmente tem suas vidas agitadas logo após um crime chocante.
O livro entrega o que promete, se torna um enredo gostoso de ser lido, um mistério que apresenta seus fins, bem como um entretenimento muito bom. Quero dar continuidade a série, pois me apeguei aos personagens, principalmente ao Inspetor Gamache. Quero ver a adaptação que acabou de sair em formato de série, e fazer minhas comparações.
Indico o livro para aqueles que procuram uma história aconchegante, principalmente se você está começando a ler livros de mistério investigativo. Boa leitura!
Oi, Douglas! Admito que mistérios mais densos me agradam mais. No entanto, essa série tem despertado meu interesse diante de tantos bons comentários. Gosto muito dessa ambientação em cidadezinhas do interior. E adorei que a edição traz um mapa para o leitor se localizar. Curiosa com o desfecho dessa investigação.
ResponderExcluirDouglas,
ResponderExcluirQuando a Arqueiro lançou o Mistérios em Série, super me empolguei, pois curto os thrillera nessa vibe, mais leves, que acompanham um só detetive.
Li esse primeiro livro do Inspetor Gamache, mas algo não me prendeu e até o momento não pretendo dar continuidade a série.
Gostei mais dos outros livros: Maisie Dobbs e a Espiã da Realeza
Eu ando tão perdida em minhas leituras, mas sim, tenho esse livro na estante ainda no plástico! Eu gosto demais do gênero, mas admito que os enredos que dão nó na cabeça ainda são os preferidos. Mas sei que vou gostar, mesmo sendo mais simples e digamos que até, para iniciantes!!
ResponderExcluirAs edições da Arqueiro sempre são um presente em diagramação!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Gosto desse tipo de mistério, sempre me prendem bastante sempre acabo apegada as histórias e personagens.
ResponderExcluirOi, Douglas!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que vejo um livro de mistério ser descrito como "uma história aconchegante"... Mas entendi o que você quis dizer.
Apesar de gostar de livros de mistério investigativo confesso que não me interessei pela trama de Natureza Morta.
Olá
ResponderExcluirConfesso que livros investigativos não é muito minha praia, mas fiquei com vontade de ler esse, porque gosto muito de livros que se passam em cidades do interior.
Não sabia que esses livros vão ser adaptados, já vou procurar saber mais!
Beijos
Olá
ResponderExcluirVejo muitos elogios a essa série da Arqueiro mas ainda não tive oportunidade de ler mas quero.Gosto desse gênero.
Ainda não li os livros dessa coleção da Arqueiro, até porque não sou muito fã de suspense, mas essa série parece boa mesmo para quem quer começar a ler o gênero. Gostei de saber dessa simplicidade e que há personagens carismáticos.
ResponderExcluirAbraços
Com certeza quero ler. Adoro um bom livro com mistério e esse parece ser bem intrigante e já começo a traçar minha investigação pessoal através da resenha. Que legal que foi adaptado para a série, quero ler e depois ver também.
ResponderExcluirOlá! Eu diria que é uma ótima opção para aqueles que estão começando a se aventurar no gênero, por terem enredos não tão complexos, gosto bastante dessa proposta.
ResponderExcluirEstava precisado de uma indicação dessas, vou tentar encaixar esse livro em uma maratona que estou participando agora em outubro, pois eu fiquei querendo ler muito.
ResponderExcluirComo eu não me aventuro tanto assim no gênero, estou bem curiosa com esses lançamentos da Arqueiro, pois vejo aqui uma ótima oportunidade para mudar isso, espero ler o mais berve possível.
ResponderExcluir