acompanhe o blog
nas redes sociais

2.8.23

Nevasca [Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon]

Tiffany D. Jackson

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Sabe aquele momento em que você percebe que precisa de uma trama mais leve para refrescar um pouco a mente? Pois é, foi, justamente, passando por um momento desses, que esse livro surgiu como opção de leitura. Não existiu outra resposta diferente do “Sim”.

Nicola Yoon
Título: Nevasca
Autor: Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
Tradutor: Karine Ribeiro
Editora: Seguinte
Gênero: Romance para Adolescentes
Páginas: 320
Edição:
Ano: 2023
Onde comprar: Amazon

Sola deu um ultimato a Stevie, sua namorada, depois de algo muito ruim que ela aprontou em um jantar para conhecer sua família. Agora, Stevie tem até a meia-noite para conseguir seu perdão. O grande problema é que a cidade está intransitável devido a uma forte nevasca.

Em meio a todos esses empecilhos, Stevie pediu ajuda para sua rede de amigos, para conseguir por em prática um grande plano em busca desse perdão. Conforme o tempo vai passando, novas sub-tramas vão surgindo quando a narrativa é direcionada a esses amigos realizando suas tarefas. Será que esse plano terá sucesso? Mesmo se tudo der certo, Sola perdoará Stevie? Amores adolescentes são para sempre? Essas e outras perguntas vão surgindo a cada página virada.

“Minha mãe sempre dizia: “Sentimentos são coisas que nem experimentos, hipóteses e tabelas de dados conseguem desvendar”. E ela me incentivava a não ignorar os meus ou me tornar um quebra-cabeça - principalmente se ninguém, nem eu mesma, pudesse resolver. Mas eu ainda não sabia como dizer tudo que queria. As palavras estavam dentro de mim, embaralhadas e trancafiadas.” Página 79

Nevasca” foi escrito pro seis autoras, onde, cada uma delas ficou responsável por um sub-núcleo da trama global. O interessante é que não consegui perceber uma diferença grande entre as narrativas. Tudo ficou muito bem encaixado. Isso mostra que um dos grandes destaques desse livro são as escritas das autoras. Tudo muito leve, fluido e dinâmico, características fundamentais para atingir o público-alvo dele. As personagens também são bem desenhadas, afinal, a fase adolescente/jovem adulto é conhecida por seus sentimentos extremos: Ou é oito, ou oitenta (característica que me causa uma certa irritação), e quase todas elas fizeram drama por quase nada.

“Seguro as lágrimas de novo e olho para o céu para impedir que caiam. Desperdicei lágrimas demais com alguém que não acredita no amor, que fez um experimento inteiro para provar como o amor não passa de uma reação química do cérebro. As nuvens estão indo embora, e pedaços de céu azul-escuro aparecem. A noite mais longa do ano. A pior noite do ano.” Página 150

Um dos pontos negativos ficou por conta da sensação de ficar perdido no início dos primeiros capítulos. Sabe aquele momento em que você se pega com a pergunta “quem são essas pessoas?”, então, foi, justamente, isso que senti quando um novo casal era inserido na trama global. Eles já entravam em cena a 100km/h, sem a devida apresentação, e eu ficava me perguntando se eles já tinham sido mencionados antes. Conforme o capítulo ia se desenvolvendo, íamos tomando conhecimento de quem eram, suas contribuições no todo, e um pouco de seus conflitos.

Outro ponto que me incomodou foi o tamanho dos capítulos. Alguns chegam a ter quase 40 páginas. Entendo que cada capítulo é um conto, mas acho que deveriam ter sub-capítulos que ajudassem o leitor a dar uma pausa em determinados momentos (Lembrando que isso é apenas uma sensação exclusivamente minha).

Em relação a parte gráfica, gostei. Parece chover no molhado, mas a Seguinte sempre nos entrega um ótimo trabalho. Capa e diagramação internas nota 10. Não encontrei erros.

Finalizo a resenha indicando aos amantes de um romance adolescente em toda sua plenitude. Tanto as atitudes das personagens, quanto seus conflitos.


12 comentários em "Nevasca [Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon]"

  1. Esse é o segundo projeto das autoras. Elas escreveram Blackout.
    Quero muito muito muito Nevasca.... é o tipo de livro que amo

    ResponderExcluir
  2. Eu achei que era só mais um livro fofinho e fiquei até imaginando isso de cenário de filme natalino rs
    Nevasca, o pedido de perdão e a ajuda dos amigos.
    Não tinha lido uma resenha detalhada assim, mas admito que fiquei apreensiva com isso dos capítulos enormes, isso dá um desânimo que só por Deus!
    Mas...
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nardonio! Interessante isso de as narrativas não terem tanta diferença em um romance escrito por seis autoras. Não gosto dessa sensação de personagens jogados no meio da história sem um desenvolvimento bem trabalhado. E capítulos longos dá uma baita preguiça rs.

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia esse livro, mais eu nunca li, mais gostei bastante da sua resenha, eu não gosto muito quando o capítulo é muito grande.

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Quando vi a quantidade de autores nesse livro, já fiquei curiosa pra saber como conseguiram escrever kkkkkkkk
    Achei interessante a premissa, e é sempre bom ter um livro mais leve na lista para momentos específicos

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É legal ver essas autoras juntas de novo, porém confesso que ainda nem terminei blackout tem algumas autoras que adorei ler e outras que ainda tenho muita curiodade sobre a escrita.

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o livro anterior dessas autoras e gostei bastante, e agora quero ler esse em breve, até tenho aqui já. Bom saber que é uma leitura levinha, deu pra sentir que segue o mesmo estilo de Blackout.
    A edição está um amorzinho.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não curto muito romances com adolescentes,o livro não me chamou a atenção.Deixo passar a dica dessa vez

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nardonio!
    Apesar de ter achado interessante Nevasca ser escrito por seis autoras sedo que cada uma ficou responsável por um sub-núcleo da trama, não me interessei pelo livro, é que não sou muito fã de livros para adolescentes, esses sentimentos extremo, o drama por quase nada... Não curto não rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Não sei se encararia um livro com esse estilo no momento, afinal fiquei um tempo sem ler e retornei com algo mais denso. Eu tenho pavor de capítulos longos também kkkkk Me dá angústia. A ideia da trama até que é interessante.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Realmente as autoras escrevem de uma forma, que nem dá para perceber quem é a autora do capítulo, mas concordo, que os capítulos muito grandes, podem tornar a leitura um pouco cansativa.

    ResponderExcluir
  12. Não sei se teria paciência necessária para acompanhar a leitura, afinal trabalho com adolescentes 8 horas por dia, e me deparar com mais dramas adolescentes fora do meu expediente, definitivamente está fora de cogitação (risos).

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir