Cortesia do Grupo Companhia das Letras
Apesar de apreciar bastante Graphic Novel, confesso que foram poucas as que li até hoje. Por isso mesmo, não pensei duas vezes quando “M de Monstra” me foi oferecida como leitura.
Sabe aquela trama em que você se pega refletindo a todo momento sobre o que está lendo? E, mesmo finalizando-a, essas reflexões continuam pairando na sua mente? Pois é, foi essa experiência que tive com “M de Monstra”.
Título: M de MonstraOnde comprar: Amazon
Autor: Talia Dutton
Tradutor: Helen Pandolfi
Editora: Suma
Gênero: Graphic Novel
Páginas: 224
Edição: 1ª
Ano: 2023
E todos os dilemas que nossa protagonista M, e sua irmã passam, são tão reais, que é impossível não se identificar com elas: Estamos preparados para a partida de nossos entes queridos? Até onde vai nosso sentimento de culpa por determinada partida? Vale a pena tentar mudar sua essência para suprir as expectativas das outras pessoas? O medo da rejeição deve ser tão grande ao ponto de sufocar a sua verdadeira personalidade? Essas foram algumas perguntas que ia surgindo a cada página virada.
“É diferente. Eu não estou mentindo.
Só estou fingindo.
Tipo...
É possível que nós duas sejamos parecidas.” Página 109
Só estou fingindo.
Tipo...
É possível que nós duas sejamos parecidas.” Página 109
Um ponto positivo que destaco são as personagens, principalmente “M” e sua irmã Frances. A autora conseguiu me fazer ter uma relação de amor e ódio com Frances (comecei odiando, acabei entendendo suas atitudes), e uma relação de ternura com nossa protagonista, onde o que mais gostaria de fazer era confortá-la e protegê-la do turbilhão que foi formado em sua mente.
“Ela se interessou por um tempo, foi como se tudo tivesse voltado ao normal.
Mas agora é como se tivesse presente só de corpo.” Página 159
Mas agora é como se tivesse presente só de corpo.” Página 159
Outro destaque fica por conta da parte gráfica desse livro. A capa é bem bonita, e as ilustrações são incríveis. A Suma mandou super bem. Não encontrei erros. Nota máxima nesse quesito.
Finalizo a resenha indicando para os amantes de uma trama recheada de reflexões sobre família, expectativas e verdadeira essência.
Oi, Nardonio! Li Frankenstein recentemente e essa hq me remeteu muito à obra de Mary Shelley, claro que com suas ressalvas. Eu quero muito conferir! Como vc disse, a história aborda questões que nos inspiram reflexões importantes. E tá tão bonita!
ResponderExcluirEu adoro a capa dessa graphic apenas nela as pessoas já passam imagem de personagens fortes, tenho vontade de ler a trama realmente parece muito interessante.
ResponderExcluirA HQ tem provocado muitas reflexões e questionamentos em quem a lê.
ResponderExcluirOuso dizer que está com um bom hype entre os fãs de HQ.
A história de fato é muito boa mesmo
Eu não abro mão de ter um quadrinho em mãos vira e mexe!!!Amo, ainda mais se forem os coloridos rs(os preto e branco ainda me doem demais os olhos)
ResponderExcluirMas estou namorando essa versão feminina de Frank desde o lançamento e não vejo a hora de poder comprar ela!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Nardonio!
ResponderExcluirNão costumo ler Graphic Novel, mas é um gênero que tenho interesse em conhecer.
Faz tempo que li um livro que a trama provoca reflexões, "preciso" ler mais livros assim, do estilo de M de Monstra.
Bjos!
Eu curto muito Graphic Novel, mas também faz um tempinho que não aparece algo pra ler. Muito legal ter temas tão profundos e importantes retratados nesse estilo de leitura. Fiquei bastante curioso pra conferir.
ResponderExcluirTambém li poucas até hoje, mas tenho vontade de mudar isso, tanto que essa está na minha lista. Eu achei a premissa muito interessante, e o fato de ser uma obra reflexiva me chama atenção.
ResponderExcluirAbraços
Olá
ResponderExcluirNão lembro de ter lido muitos graphic novel, mas eu amei a capa desse aí, achei bem interessante.
Fiquei curiosa para ler, já que você disse que trás muitas reflexões
Beijos
Olá! Eu gosto desse formato de livro, pois torna a leitura mais dinâmica, mesmo com enredos mais densos, ainda não tinha visto nada sobre essa HQ, então, claro, que fiquei curiosa para conferir.
ResponderExcluirFaz tempo que não leio HQ, mais esse mês de outubro vou começar a ler, eu não conhecia esse hq, confesso que não faça muito meu estilo de leitura.
ResponderExcluirEu também amo Graphic Novel, mas acho que leio bem menos delas do que gostaria, essa em especial já está no meu radar, acho que tem tudo para ser uma leitura bacana e claro cheia de lições.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirNão costumo ler esse tipo de publicação.não chama a minha atenção.Que bom que curtiu a leitura e pode fazer importantes reflexões.