Estamos de volta a pequena cidade Three Pines, onde logo de cara somos apresentados a mais um caso intrigante que choca a cidade. Uma mulher chamada Cc de Poitiers foi brutalmente morta ao ser eletrocutada em uma cadeira durante um evento esportivo da cidade.
Título: Graça FatalOnde comprar: Amazon
Autor: Louise Penny
Tradutor: Natalia Sahlit
Série: Inspetor Gamache
Editora: Arqueiro
Gênero: Mistério
Páginas: 352
Edição: 1ª
Ano: 2022
O pior de tudo é que Poitiers era uma mulher completamente antipática, e a cidade inteira parecia ter um comentário negativo sobre ela. Ela não fazia questão de ser simpática com ninguém, por isso suas inimizades eram constantes. Mas quem teria a insanidade de cometer algo tão violento?
“Se CC DE POITIERS soubesse que seria assassinada, talvez tivesse comprado um presente de Natal para o marido, Richard. Talvez até tivesse ido à festa de fim de ano da filha na Escola para Garotas da Srta. Edward. Se soubesse que seu fim estava próximo, talvez estivesse no trabalho, e não no quarto mais barato que o hotel Ritz oferecia.”
É então que nosso Inspetor Gamache é requisitado de resolver o crime. Sempre tão cuidadoso, observador e cirúrgico, Gamache começa então a tecer uma linha lógica de raciocínio. Investiga algumas pessoas, fala com outras, mas nada parece se encaixar.
Poitiers era uma personagem misteriosa e cheia de segredos. E totalmente controversa no que pregava. Apesar de ser de fato uma pessoa odiosa e explosiva para a comunidade de Three Pines, ela escrevera um livro de autoajuda chamado "Mantenha a Calma". Completamente sem sentido se for comparado ao tratamento que dava a todos, principalmente a seu marido e filha.
“Suas crenças se tornam seus pensamentos. Seus pensamentos se tornam suas palavras. Suas palavras se tornam suas ações. Suas ações se tornam seu destino.”
A narrativa de Louise Penny é um dos pontos mais fortes da trama. Quando se tem propriedade do que se escreve, a autenticidade salta das páginas. Contudo, até o momento, foi o livro mais lento para mim no quesito desenrolar das coisas. Apesar do Gamache ter seu jeito característico de abordar as pessoas, aqui chegou a me incomodar. Não é ruim, mas eu queira agilidade, que fosse direto ao ponto.
“Quem te machucou uma vez de maneira tão irreparável, que te fez saudar cada oportunidade com uma careta? Não foi sempre assim.”
Em suma, foi um livro divertido. Lento, mas divertido. Desconfiei de algumas coisas, e apesar se estar errado, não me surpreendi com o desfecho.
Gosto como a autora "tempera" seus enredos. Ela busca impactar, deixar o leitor surpreso, faz rir, ficar incrédulo, e ao mesmo tempo coloca dramas familiares que faz o leitor se envolver e ter sentimentos conflituosos. Isso é louvável. Fico sempre ansioso para ler o próximo livro da série.
Enfim, ótima leitura!
Se você quiser conhecer um pouco sobre o livro anterior desta série, clique na capa para ler a resenha:
Li o primeiro livro da série e não foi exatamente como esperava....
ResponderExcluirFiquei super empolgada com essa série e a coleção Mistérios em Série mas Gamache não me conquistou
Estou com esse livro na estante, mas ainda sem previsão de o ler, já que final de ano, valha- me Deus rs
ResponderExcluirMas eu não sinto aquela firmeza nessa série, até por não explorar muito os mistérios.
Só sei que ainda lerei e agora fiquei meio com medo de ser essa senhorinha nada simpática rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Douglas!
ResponderExcluirLivros de suspense/mistério com desenrolar lento é pra mim também algo bem negativo... Não sei se foi por causa disso mas assim como aconteceu com o primeiro volume da série Inspetor Gamache também não me interessei por esse segundo :(
Bjos!
Oi, Douglas! Adoro um bom livro de mistério investigativo! E mesmo pecando no ritmo narrativo, ainda quero dar chance à série. Pelo visto, temos um grande número de suspeitos diante de tantas inimizades que Poitiers possuía.
ResponderExcluirAinda não conheço os livros da Louise, mas fiquei curiosa com a escrita dela, parece ser muito boa. Interessante saber que se trata de uma leitura divertida, apesar do ritmo lento.
ResponderExcluirAbraços
Ola
ResponderExcluirGostei de saber da autenticidade da autora em sua escrita.Gosto de livros que envolvem mistério, suspense.Se tiver oportunidade lerei.
Douglas!
ResponderExcluirBom que mesmo sendo um livro lento, foi divertida a leitura.
Não li nada ainda da autora, nem da série.
Deve ser interessante.
cheirinhos
Rudy
Olá
ResponderExcluirAinda não li nada da autora, mas quero muito conhecer a escrita dela, já que já vi muita gente falando.
Vou aproveitar que vi algum livro dela disponível ni Kindle Unlimited, e ler ele, só espero que não seja esse, já que você disse que é lento kkkkk
Beijos
recentemente estava lendo um livro do gênero e os personagens tinha zero carisma, tenho que ler alguma dessas autora tenho algumas expectativas
ResponderExcluirEu fico interessado pelos livros da série, até pela temática que me agrada demais. Essa leitura um pouco lenta, embora a princípio possa desanimar, não me assusta tanto, se cercada de outros elementos.
ResponderExcluirEu fico aqui de olho nessas resenhas, pois confesso que esse é um genro que eu não leio muito, estou tentando mudar isso, está difícil (risos), mas como a Arqueiro é umas das minhas editoras queridinhas eu vou me esforçar mais.
ResponderExcluirOlá! Gosto que a autora tempera o desenvolvimento do enredo com outros gêneros, acho que torna a leitura mais atrativa.
ResponderExcluir