acompanhe o blog
nas redes sociais

15.11.23

Operação Paddock [Arquelana]

Arquelana

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Sabe quando você escolhe um livro imaginando ser um romance bem água com açúcar, mas acaba surpreendido com os rumos que as coisas vão tomando? Pois é! Isso aconteceu com “Operação Paddock”.

Operação Paddock
Título: Operação Paddock
Autor: Arquelana
Editora: Paralela
Gênero: Comédia Romântica
Páginas: 416
Edição:
Ano: 2023
Onde comprar: Amazon

Logo de cara, a autora já mostra o quão turbulenta é a vida de nossa protagonista Petra Magnólia Brown. Uma mulher preta e bissexual, e que, por mais talentosa que seja, ainda encontra diversos obstáculos em uma profissão dominada por homens brancos (Automobilismo, principalmente a Fórmula 1).

João Brown, seu irmão gêmeo, tem uma saúde mental um pouco abalada, e sua situação piora, quando recebe a notícia que terá que substituir um dos pilotos principais de sua equipe. Em um momento de desespero, João tem a brilhante ideia de trocar de lugar com sua irmã, que é apaixonada pela profissão, dando início a “Operação Paddock”.

Em meio a todo esse plano, Oliver Knight (protagonista masculino) surge em cena para balançar o coração de Petra. Será que a “Operação Paddock” vai dar certo? Petra conseguirá resistir ao charme de Oliver? Petra conseguirá superar todos os obstáculos profissionais e finalmente iniciar sua carreira na principal categoria do automobilismo? Essas e outras questões vão sendo desenvolvidas nesse romance cativante.

“Era irritante saber como tinha sido fácil para as outras pessoas destruírem o que levei anos para construir. Três fotos. Nada mais. Fazia um mês e meio desde o escândalo, um mês e meio desde que minha carreira fora pelos ares.” Posição 75

Um dos pontos positivos fica por conta dos personagens. Durante toda a leitura fui criando uma relação de amor e ódio com eles, principalmente com Petra (ao decorrer da trama, entendi os motivos que a fizeram ter essa personalidade). Fiquei satisfeito quando a autora relatou nos agradecimentos, que tentou criar personagens mais reais possíveis, com erros e acertos, e nunca sendo totalmente bons ou ruins, apenas humanos como qualquer um de nós (embora alguns tenham só erros, e esses não têm desculpa. São dispensáveis para a humanidade. Risos).

Outros pontos positivos que destaco são as cenas hot (com riqueza de detalhes, então não é indicado para menores de idade); a ambientação da maior parte da história (bastidores da Fórmula 1); o desenvolvimento das relações interpessoais, sejam profissionais, amorosas e/ou familiares; e os temas atuais abordados, principalmente machismo e racismo (uma pena saber que, vira e mexe, ainda nos deparamos com esses casos absurdos).

“O pior de tudo é que fiz um esforço tão grande para não ser aquela pessoa, o estereótipo latino que os americanos, a mídia em geral e o automobilismo tinham. Tentava me amoldar à imagem de garota europeia perfeita, e o que consegui? Uma vida inteira sem deixar que qualquer pessoa se aproximasse de mim, com medo de que os tabloides descobrissem sobre meus relacionamentos, com medo de que me excluíssem, levando junto um pedaço da Petra que a mídia não conhecia.” Posição 154

Como todo romance, as partes clichês não podiam faltar. Temos muitos aqui e a mistura de temas reais com algumas cenas que fogem um pouco da realidade, me causaram uma certa estranheza, mesmo sabendo que se trata de uma releitura de “Mulan” e “Ela é o Cara” (mas deixo claro que foi uma sensação apenas minha).

Em relação a parte gráfica a editora está de parabéns. A capa é bonita (me passou a sensação de ser algo bem leve, mas as cenas hot dizem o contrário) e a diagramação interna é simples, mas agradável aos olhos. Não encontrei erros.

Finalizo a resenha indicando aos amantes de um romance com direito a clichês, cenas hot e abordagem de temas atuais.


12 comentários em "Operação Paddock [Arquelana]"

  1. Aaaa! Está na wishlist!
    Um livro que parece ser apenas mais um clichê mas que tem muito mais. Tem representatividade, tem romance, tem F1

    ResponderExcluir
  2. Esse universo das corridas, da representatividade, me interessa muito. Só admito que não fazia ideia de que teriam cenas hot mais pesadinhas rs
    Realmente a capa engana gostoso, mas isso não é ruim não, talvez pelo contrário!!!
    Com certeza vai pra listinha de super desejados!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo bastante elogios para esse livro ,onde o autor traz uma trama ambientado em um esporte muito pouco retratado que é o universo da Fórmula 1, não imaginava que o livro tem cenas hots

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei surpreso ao saber que tem cenas hot, pela capa imaginei uma aventura infantojuvenil. Também acredito nessa dualidade entre bom ou ruim (heheh embora também concorde que alguns fazem a maldade prevalecer).

    ResponderExcluir
  5. Olá

    A fórmula 1 tem dado uma crescida esses tempos e tô vendo muito as autoras de livros de romance apostando nisso.
    Fiquei bem interessada em ler esse, pq mostra ser um livro de romance (que eu amo) com uma camada social e com críticas muito boas

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nardonio!
    Se é um romance com direito a clichês então Operação Paddock é pra mim, sem falar que gosto bastante das histórias de Mulan e Ela é o Cara.
    Valeu pela dica, anotada!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nardonio! Não curto tanto livros com essa pegada mais hot e também não sou grande fã de automobilismo. Mas leria com gosto essa história cheia de representatividade e já fiquei curiosa para saber como essa Operação Paddock irá se desenrolar.

    ResponderExcluir
  8. Ah, estou com vontade de conhecer essa história, ainda mais que está sendo bem elogiada, e saber que te surpreendeu positivamente me anima bastante. Esse cenário da fórmula 1 e as personagens são bem atraentes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto bastante de fórmula 1, estão fiquei muito interessada po essa resenha e pelo livro.

    ResponderExcluir
  10. Dom!
    Interessante ver um livro que aborda o mundo automobilístico e ainda com uma protagonista bem representativa.
    Amo cenas mais hots, e um romance que parece diferente.
    Fiquei bem interessada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Definitivamente essa capa vende uma coisa bem diferente do que a história entrega hein, mas acho que dá para superar (risos), gostei do enredo e que apesar de trazer o clichê a história também traz algo mais.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Um livro que aborda bastantes temas importantes hein, pelo visto a capa engana um pouco, mas achei bonita.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir