Cortesia do Grupo Companhia das Letras
O livro é uma versão em quadrinhos do clássico O Mundo de Sofia, e foi dividido em duas partes: No primeiro volume, Sofia passa a receber cartas, e junto com elas algumas perguntas, como “Quem é você?”, que dão início a um curso inusitado de filosofia, e nos apresenta um pouco sobre alguns dos maiores filósofos, tais como Sócrates, Platão e Aristóteles. Fazendo não só a Sofia questionar alguns acontecimentos, mas como nós leitores também.
Título: O mundo de Sofia em quadrinhos: Uma história da filosofia ― De Sócrates a GalileuOnde comprar: Amazon
Autor: Jostein Gaarder
Tradutor: Julia da Rosa Simões
Ilustrador: Nicoby
Adaptado por: Vicent Zabus
Editora: Seguinte
Gênero: Quadrinhos
Páginas: 264
Edição: 1ª
Ano: 2023
O Mundo de Sofia é um título que está a algum tempo na minha lista de desejados, e esse foi um dos motivos para eu escolher essa versão em quadrinhos, finalmente poder navegar nesse enredo e ticar mais um item da minha lista, e já posso adiantar que valeu muito a pena.
Logo no início da história, assim como a personagem principal, somos surpreendidos com uma carta que contém uma pergunta bem simples (#sqn), “Quem é você?”. Mais cartas chegam e junto delas um convite: realizar um Curso de filosofia. A partir daí mergulhamos, junto com Sofia, na história da filosofia e dos grandes filósofos do mundo. Desde os mitos e o nascimento em si da filosofia, trazendo um pouco sobre os filósofos gregos e romanos, bem como os filósofos cristãos e muçulmanos, nessa primeira parte terminamos na parte da Renascença.
Durante toda a leitura somos convidados a fazer vários questionamentos, aliás, esse é um dos pressupostos para ser um filósofo – QUESTIONAR – nessa parte fiquei até surpresa em perceber que tenho um pouco de filósofo em mim (risos). Outro ponto importante que a leitura entrega é que não devemos nunca deixar de admirar as coisas e jamais se acostumar com tudo.
“Por sua cara de espanto, você também deve se fazer um monte de perguntas! Você é, portanto, uma pessoa indicada para fazer filosofia.” (página 20)
As imagens são lindas e dão um toque ainda mais especial a leitura, acho que fica mais simples, e, também, é possível visualizar o que estamos lendo, além disso tiveram alguns trechos que arrancaram alguns sorrisos meus, além daqueles que me deixaram indignada, no trecho abaixo temos uma passagem bem “interessante" (cof...cof...cof) sobre o papel da mulher, na visão de Aristóteles, e tive que concordar com a Sofia.
“Na reprodução a mulher é passiva e receptora, enquanto o homem é ativo e semeador! Por isso as crianças herdam apenas as características paternas. A mulher é um homem incompleto!
Quanta bobagem! Esse Aristóteles é uma besta...” (página 140)
O final já deixa um gancho para o próximo volume o que faz com que leitores mais ansiosos (como eu) já queiram a parte dois em questão de segundos, afinal, vamos descobrindo junto com a Sofia o que está acontecendo.
O livro, provavelmente, não é tão profundo quanto a versão lançada em 1991, mas ainda assim é uma leitura válida e em alguns momentos mais interessante, principalmente para os leitores mais jovens, já que a linguagem usada é mais atual. Pode ainda aguçar nossa curiosidade em querer conferir a versão original da obra, e entender um pouco mais sobre os vários temas abordados. Eu gostei bastante da parte em que ele nos apresenta um pouco sobre o Cinismo, os Estoicos e os Epicuristas, e isso me deixou curiosa, e com vontade de ler mais sobre eles.
Com uma leitura mais simples, imagens que ajudam na interpretação dos fatos e ensinamentos que a gente consegue levar para toda a vida, essa versão em quadrinhos de O mundo de Sofia é mais que recomendada para todas as idades, para aqueles que gostariam de aprender um pouco mais da história da filosofia e da nossa história por assim dizer.
Oi Elizete!!!!
ResponderExcluirHoje mesmo citei O Mundo de Sofia como um livro que não curti ler....
O livro normal me deu sono e foi bem difícil de concluir.
Não sabia dessa versão em JQ. Achei bem interessante com bonitis os traços e cores....mas não sei se leria.....
Olá! Confesso que esse sempre foi meu receio em ler a versão original, mas fica tranquila que a HQ não dá sono não, é bem dinâmica.
ExcluirEu acredito que estão lançando estas versões em HQ justamente com o intuito de divulgar clássicos de maneira mais leve.
ExcluirOi, Elizete! Gosto tanto da obra original, mas desconhecia essa versão em quadrinhos. Claro que já fiquei me coçando aqui com vontade de ler. O autor consegue nos transportar a esse universo da filosofia de maneira tão agradável e interessante, né?
ResponderExcluirÉ Larissa. Não consegui registrar pela conta do Google.
ExcluirOlá! Sim, eu até brinquei com a minha irmã que eu gostaria de fazer filosofia de tão interessada que fiquei com a história.
ExcluirOlá! Eita que foi um desafio e tanto, mas bem bacana colocar no papel minha experiência com essa leitura, ainda mais porque era um desejo meu conhecer mais dessa história, no final foi diversão em dobro, então deu tudo certo e espero ler o livro original e claro a parte 2 da HQ.
ResponderExcluirLembro que fiz a leitura de O mundo de Sofia há alguns anos, mas foi uma experiência um tanto cansativa, então não aproveitei da maneira que esperava. Essa hq parece uma experiência interessante e mais fácil de ser lida, né? Gostei, principalmente dos traços.
ResponderExcluirBeijos
Olá! Eu ainda não li a versão completa, mas acredito que a HQ é mais fácil, além de ser bem mais linda, só a oportunidade de ver esses desenhos já vale muito.
ExcluirA versão em HQ também é uma maneira de levar estes clássicos paras os jovens.
Excluir